Folha de S. Paulo


Geddel deixa aliados no Iphan e no Patrimônio da União

Pedro Ladeira - 3.ago.2016/Folhapress
O Geddel Vieira Lima, que pedir demissão nesta sexta (25)
O Geddel Vieira Lima, que pedir demissão nesta sexta (25)

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que pediu demissão nesta sexta-feira (25), deixa aliados no governo do presidente Michel Temer em cargos estratégicos relacionados ao patrimônio.

Geddel deixou no cargo após ter sido acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de pressioná-lo pela liberação do edifício La Vue em Salvador próximo a monumentos tombados. A Folha revelou que parentes do ministro atuavam na defesa do empreendimento.

São aliados do ex-ministro o chefe da SPU (Superintendência do Patrimônio da União) e o superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na Bahia.

No cargo desde agosto deste ano, o superintendente da SPU é Alexsandro Freitas Silva, filiado ao PMDB e tesoureiro do partido da Bahia.

O órgão é responsável por administrar os imóveis e terrenos que pertencem à União, incluindo os da faixa litorânea.

Também é aliado do peemedebista o chefe do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, nomeado em junho deste ano.

Tavares foi quem assinou o parecer que autorizou a construção do edifício La Vue em novembro de 2014 quando era coordenador-técnico do órgão.

O parecer seria derrubado pelo Iphan nacional no início deste mês, sob alegação de impacto ao patrimônio histórico.

Sua indicação foi feita pelo deputado federal Pastor Luciano (PMB), que assumiu mandato após o prefeito ACM Neto (DEM) nomear como secretário o deputado federal Irmão Lázaro (PSC).

Ligado ao prefeito, Luciano era filiado ao DEM e mudou de partido nas vésperas de assumir o mandato. Ficou na Câmara por apenas seis meses.

-

ENTENDA O CASO

Fev.2014
Projeto de construção La Vue é submetido ao Iphan. Escritório Técnico de Fiscalização, formado por Iphan, governo da Bahia e Prefeitura de Salvador, emite laudo afirmando não ser favorável ao empreendimento por seu impacto paisagístico

Out
Órgão que emitiu laudo contrário ao La Vue é extinto pelo Iphan

Nov
Coordenador-técnico do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, discorda do laudo e emite parecer liberando o empreendimento. Liberação se dá com base em um estudo interno sem valor legal, que delimita área de proteção ao patrimônio no bairro da Barra

Mar.2015
Prefeitura de Salvador libera alvará com base no parecer do Iphan. Obras são iniciadas e apartamentos começam a ser vendidos

Jul
Vereadores de Salvador criticam empreendimento e Geddel rebate, defendendo o edifício nas redes sociais

Set
Instituto dos Arquitetos do Brasil entra com ação civil pública questionando a obra na Justiça

Mai.2016
Após análise do empreendimento, Iphan nacional conclui que edifício é incompatível com a região em que está sendo erguido. Familiares de Geddel assinam procuração e passam a representar empreendimento junto ao Iphan

Nov
Procuradoria recomenda paralisação do empreendimento. Iphan decide embargar a obra

18.nov
Ministro da Cultura, Marcelo Calero, pede demissão; à Folha, afirma ter sido pressionado por Geddel

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: