Folha de S. Paulo


Câmara aprova urgência e projeto anticorrupção começa a ser discutido

Pedro Ladeira/Folhapress
Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator do pacote anticorrupção, discute com deputados na sessão desta quinta (24)
À dir., Onyx Lorenzoni (DEM),`relator do pacote anticorrupção, discute com deputados nesta quinta (24)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no início da tarde desta quinta-feira (24), por 312 votos a favor, 65 contrários e duas abstenções, a urgência para apreciação das medidas anticorrupção. O relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), aprovado nesta madrugada na comissão especial, começou a ser discutido para votação imediata.

Pelo plano traçado por parlamentares de praticamente todos os partidos, o texto será rejeitado e um novo projeto será apresentado com uma forma de anistia para aqueles que praticaram o crime de caixa dois eleitoral.

A ideia é que, aprovado o texto favorável à anistia, ele siga imediatamente para votação no Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), já sinalizou que não se opõe à proposta.

"É evidente que está se construindo um projeto a portas fechadas, cheio de jabutis. Muitos deputados aqui não sabem o que está acontecendo", disse Ivan Valente (PSOL-SP).

O PSOL apresentou um requerimento para que todas as votações desta sessão sejam nominais, ou seja, para que cada deputado tenha que se expor no momento da votação. Os parlamentares apreciavam esta proposta pouco depois das 13h.

Na noite de quarta-feira (23), Lorenozini foi bastante criticado por líderes partidários, que o acusaram de fazer uma proposta que atendia apenas aos interesses do Ministério Público. Eles cogitaram destituí-lo da relatoria do projeto.

"É um problema deles. Espero que não façam loucura", disse Lorenzoni nesta manhã.


Endereço da página:

Links no texto: