Folha de S. Paulo


Manifestantes vão à av. Paulista em apoio a pacote de combate à corrupção

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 20-11-2016, 17h00: Movimento Vem Pra Rua faz manifestacao na avenida Paulista, perto do Masp, para ato em apoio ao projeto 10 medidas contra a corrupcao e a Operacao Lava Jato. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
Manifestantes neste domingo (20) na avenida Paulista, em São Paulo

Manifestantes favoráveis ao pacote de medidas elaboradas pelo Ministério Público Federal com o objetivo alegado de combater a corrupção se reuniram próximo à sede da Fiesp, na avenida Paulista, no domingo (20).

O ato foi convocado pelo Vem Pra Rua, um dos articuladores das manifestações que pediam o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015 e 2016. "O povo estava ansioso pra vir para a rua de novo", diz o líder do movimento, Rogério Chequer.

No ato, que reuniu, segundo a organização, 10 mil pessoas –a PM não divulgou estimativa–, ele discursou a favor do pacote de medidas, que disse estar sob ameaça, e elogiou a equipe da Lava Jato. "Os políticos estão desesperados, estão topando qualquer coisa. Eles não têm mais medo de não se reeleger, têm medo de ir pra cadeia", afirma.

Sobre o palco, uma faixa trazia o "muro da vergonha", com fotos e nomes de parlamentares que estariam atuando contra o pacote de medidas, que é analisado por uma comissão especial e tem como relator o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O parecer do deputado deve ser votado nesta terça-feira (22), após adiamento na quinta (17) por falta de quorum.

O relator está sendo pressionado por congressistas em duas questões polêmicas: anistia ao caixa dois e punições mais rígidas para juízes e membros do Ministério Público.

Parlamentares de diversos partidos querem que ele deixe claro que políticos que praticaram caixa dois anteriormente não serão punidos, já que a lei não age de maneira retroativa para atingir réus.

Eles também querem que o relator traga de volta ao seu texto um artigo que endurece a punição a juízes, procuradores e promotores que cometerem crimes.

Segundo Chequer, o Vem Pra Rua chegou a receber ameaças por defender a aprovação das medidas e a retirada de cláusulas a respeito de punição ao Judiciário.

Na Paulista, manifestantes com camisas do Brasil e de apoio à Lava Jato e cartazes com dizeres como "fora Renan [Calheiros, presidente do Senado]" e "fim do foro privilegiado" gritavam "Lula na cadeia" e "Moro, Moro!". Ao lado, foi inflado o "Pixuleko", boneco que retrata o ex-presidente Lula com roupas de presidiário, marca dos atos anti-Dilma.

Também na avenida, em frente ao Masp, se reuniam militantes que participavam das comemorações do Dia da Consciência Negra. Alguns dos manifestantes traziam broches com os dizeres "Fora, Temer" e camisetas de movimentos de esquerda ou do PT.

Houve um princípio de confusão quando manifestantes do Vem Pra Rua se aproximaram do prédio do museu. A polícia formou cordão separando os dois atos.

BRASÍLIA

Em Brasília, cerca de cem manifestantes se reuniram no gramado em frente ao Congresso Nacional em defesa do pacote de medidas do Ministério Público.

Pedro Ladeira/Folhapress
Manifestantes pró-intervenção militar invadem plenário da Câmara dos Deputados
Manifestantes pró-intervenção militar invadem plenário da Câmara dos Deputados

Entre eles estavam pessoas que pedem uma intervenção militar no país.

Na quarta-feira (16) o plenário da Câmara foi invadido por um grupo de 50 pessoas que pregavam a volta dos militares ao poder.

plenário


Endereço da página:

Links no texto: