Folha de S. Paulo


Ligado a Tarso Genro, prefeito de Canoas deixa o PT

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, enviou nesta quarta-feira (16), pedido de desfiliação do PT. Numa carta encaminhada ao Diretório do PT do Rio Grande do Sul, o prefeito faz críticas ao atual comando do PT. Jairo Jorge deverá se filiar ao PDT.

Na eleição passada, o prefeito não conseguiu fazer seu sucessor. Na nota em que justificou sua saída, Jairo Jorge atribui o resultado eleitoral a um "recado das urnas".

Filiado ao partido desde 1984, o prefeito de Canoas foi secretário executivo do "Conselhão" no primeiro mandato do governo Lula, sob o comando do então ministro Tarso Genro. Ele foi ainda secretário-executivo do Ministério da Educação, também na gestão de Tarso.

Na carta, Jairo Jorge cita avanços do governo Lula e Dilma, mas recomenda que o PT receba com humildade o recado das urnas. "A população nos reprovou, com derrotas em cidades onde tivemos excelentes resultados", diz.

Na nota, o prefeito lamenta que o partido não tenha feito uma "ressignificação" de sua imagem e "do ideário de esquerda", nem uma autocrítica.

Jairo Jorge aponta Tarso, o ex-governador Olívio Dutra e o ex-prefeito Raul Pont como "patrimônio moral e ético" do PT.

Procurado, Tarso negou que esse seja o início de uma debandada liderada por ele.

"Nada tem a ver. Respeitei a saída do Jairo, que me visitou para me informar, mas não me associo a ela. Vamos ao Congresso [do partido, em que será disputado o comando do PT]."


Endereço da página: