Folha de S. Paulo


Livro mostra implicações políticas da morte de Celso Daniel

Ronaldo Bernardi/Agência RBS/Folhapress
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 04/04/2016. Depois da passagem de Dilma Rousseff por Porto Alegre (RS), o prédio onde a presidente reside quando está na capital gaúcha foi pichado na madrugada desta segunda-feira. No muro externo do edifício, foi escrita a frase
Pichação em prédio da presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre

Nos últimos 15 anos, nenhum assassinato movimentou mais a política brasileira que o de Celso Daniel, então prefeito de Santo André (SP).

Em 18 de janeiro de 2002, ele foi sequestrado após jantar em São Paulo com um amigo, o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra.

Dois dias depois, o corpo dele foi encontrado em Juquitiba, na Grande São Paulo.

O livro "Celso Daniel - Política, Corrupção e Morte no Coração do PT", recém-lançado pelo editor de política do site da revista "Veja", Silvio Navarro, cumpre papel relevante ao esmiuçar as circunstâncias de um crime que diz muito a respeito dos bastidores da política brasileira.

Dois meses após o homicídio, o caso foi dado por encerrado, o que se revelaria um erro nos anos seguintes. Para os policiais, havia sido crime comum, cometido pela quadrilha da favela Pantanal, em São Paulo.

O autor mostra a inconsistência dos depoimentos que os integrantes da quadrilha deram após serem presos.

Não há dúvida de que eles mataram Celso Daniel. Mas a mando de quem?

É nesse momento que o livro se torna mais instigante, já que a narrativa policial se une à trama política.

Navarro escreve que a "prova cabal sobre quem ordenou o crime nunca foi encontrada no aspecto técnico", mas oferece dezenas de sinais que apontam para os homens conhecidos como os "três mosqueteiros".

Sombra (que morreu há menos de um mês), Klinger de Oliveira Souza, à época o principal secretário da Prefeitura de Santo André e condenado por corrupção em 2015, e o empresário Ronan Maria Pinto, também condenado por corrupção, comandavam um vigoroso esquema de propina na cidade.

O livro mostra que esse fluxo de dinheiro sujo tinha, originalmente, o PT como destinatário, mas os "mosqueteiros" criaram um caixa 3, em benefício próprio.

Ao ganhar ares ostensivos, o propinoduto começou a preocupar Celso Daniel e a cúpula do partido.

A emersão de um escândalo poderia minar as pretensões do PT, que enfrentaria eleições presidenciais em 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso em sua quarta tentativa de chegar à Presidência.

CORRUPÇÃO

Existem no livro trechos de gosto duvidoso, como "...o futuro descortinava a corrupção instituída nas vísceras da República". Além disso, com tantas menções a localidades da Grande São Paulo, um mapa ajudaria o leitor.

São detalhes, contudo.

O livro, que se baseia em mais de 50 entrevistas e 20 mil páginas de processos judiciais, é uma demonstração de como o jornalismo pode jogar luz sobre a corrupção política.

Celso Daniel: Política, Corrupção E Morte No Coração Do PT
Silvio Navarro
l
Comprar

*

Celso Daniel - Política, Corrupção e Morte no Coração do PT

AUTOR Silvio Navarro

EDITORA ed. Record

QUANTO R$ 39,90 (236 págs.)

CLASSIFICAÇÃO


Endereço da página:

Links no texto: