Folha de S. Paulo


PF solta agentes da Polícia do Senado presos na Operação Métis

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 21-10-2016, 11h00: Agentes e delegados da PF durante a Operação Métis, que visa desarticular uma suposta organização criminosa que tentava atrapalhar investigações da Lava Jato. Houve busca e apreensão nas dependências da Polícia Legislativa, no subsolo do prédio do Senado. Foram apreendidas maletas com equipamentos eletrônicos e malotes de documentos. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Agentes e delegados da PF durante a Operação Métis, na sexta-feira (21)

A Polícia Federal soltou os agentes da Polícia do Senado Antônio Tavares, Everton Taborda e Geraldo Cesar de Deus Oliveira, presos na sexta-feira (21) na Operação Métis. Continua detido o diretor da polícia legislativa, Pedro Araújo Carvalho.

Homem de confiança do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Carvalho não prestou um depoimento considerado "satisfatório" pela PF, como fizeram seus subordinados que saíram em liberdade.

Os policiais respondem por práticas que, ainda segundo a PF, tiveram o objetivo de atrapalhar a Lava Jato. Eles foram denunciados por Paulo Igor Bosco Silva, 29, também agente legislativo. Em depoimento à PF, Silva afirmou que varreduras fora do Senado foram feitas para "blindar" senadores investigados pela PF.

Os senadores Fernando Collor (PTC-AL) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) tiveram suas residências vasculhadas por policiais do Senado para detectar se eram alvo de escutas telefônicas ou ambientais. Também foram atendidos o ex-presidente da República José Sarney e o ex-senador Edson Lobão, ambos do PMDB.

Segundo a PF, as varreduras foram realizadas em desacordo com as normas do Senado, que só permite o serviço nas dependências do Congresso.

OUTRO LADO

O presidente do Senado, Renan Calheiros, negou as irregularidades. Em nota, logo após as prisões, ele afirmou que a Polícia Legislativa atua "dentro da lei" e "exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituição, as normas legais e o regulamento administrativo do Senado Federal".


Endereço da página:

Links no texto: