Folha de S. Paulo


Temer se mudará para o Alvorada após adaptar quarto para Michelzinho

Pedro Ladeira - 28.jul.16/Folhapress
O presidente Michel Temer e a mulher Marcela buscam o filho Michelzinho, 7, na escola
O presidente Michel Temer e a mulher Marcela buscam o filho Michelzinho, 7, na escola

O presidente Michel Temer se mudará para o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, no final deste mês, ao retornar de viagem à Ásia.

Em visita à nova moradia, a primeira-dama, Marcela Temer, decidiu fazer adaptações e mudanças em um dos dormitórios para acomodar o filho caçula do presidente, Michelzinho, 7.

Segundo a Folha apurou, o quarto da criança ficará na área privada, no segundo andar da residência oficial, próximo ao dormitório presidencial. Na gestão de Dilma, a sala servia como uma espécie de escritório da petista, com prateleiras, sofá, televisão e computador.

Para transformar o dormitório em um quarto de criança, os móveis estão sendo trocados e as paredes e o teto deverão ser pintados.

Além da reforma no quarto, a primeira-dama terá um escritório no Palácio do Alvorada para atuar como embaixadora do programa social "Criança Feliz". A estrutura deverá ser montada no primeiro andar, próxima à área da biblioteca. O Planalto não informa o custo das obras.

O presidente chegou a disponibilizar um gabinete para a primeira-dama no terceiro andar do Palácio do Planalto, com vista privilegiada para a Praça dos Três Poderes, mas ela optou por despachar na residência oficial.

A mudança envolverá até mesmo o cão presidencial, o golden retriever Thor, que será transferido para o canil do Alvorada, onde ficavam os dois cachorros de estimação de Dilma Rousseff.

Inicialmente, quando assumiu definitivamente o cargo em agosto, o peemedebista considerou permanecer no Palácio do Jaburu por uma questão de comodidade.

A família presidencial já estava acostumada à residência oficial da Vice-Presidência, mais compactada e parecida com uma casa normal.

O presidente foi aconselhado por auxiliares e assessores, contudo, que o Alvorada oferece maior privacidade e que a mudança é um gesto simbólico importante para reafirmar que é o presidente legítimo, evitando reforçar o discurso da oposição de que o impeachment de Dilma Rousseff foi um golpe.

Com a decisão de fazer a mudança, os primeiros objetos pessoais e peças de roupa da família presidencial estão sendo deslocados.

Não é a primeira vez que Temer realiza adaptações em uma residência oficial para acomodar o filho caçula. Em 2011, quando ele se mudou para o Jaburu, foram colocadas proteções em janelas e na piscina para evitar que Michelzinho sofresse acidente.

As últimas crianças a morarem no Alvorada foram os filhos de João Goulart (1961-1964). Gabriel, o neto mais velho de Dilma, hoje com seis anos, frequentou o local, onde chegou a comemorar um de seus aniversários em uma festa no bosque do palácio.


Endereço da página:

Links no texto: