Folha de S. Paulo


PF diz que não alertou Ministério da Justiça sobre nova fase da Lava Jato

Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes durante vistoria nos procedimentos de segurança realizada pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Brasília
Alexandre de Moraes durante vistoria nos procedimentos de segurança realizada no aeroporto de Brasília

A Polícia Federal divulgou uma nota nesta segunda (26) para esclarecer a afirmação do ministro da Justiça Alexandre de Moraes, que no domingo (25) sinalizou que haveria uma nova fase da Lava Jato ao longo desta semana.

"Como já foi amplamente demonstrado em ocasiões anteriores, o Ministério da Justiça não é avisado com antecedência sobre operações especiais. No entanto, é sugerido ao seu titular que não se ausente de Brasília nos casos que possam demandar sua atuação, não sendo informado a ele os detalhes da operação", diz a nota, que também foi lida pelo superintendente da PF do Paraná e coordenador da Lava Jato Igor Romário antes de iniciar a coletiva de imprensa sobre a 35ª fase da operação, intitulada Omertà.

"Somente as pessoas diretamente responsáveis pela investigação possuem conhecimento de seu conteúdo", diz a nota.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sinalizou no domingo, em Ribeirão Preto (SP), durante evento de campanha do deputado federal Duarte Nogueira (PSDB), candidato a prefeito no município, que uma nova fase da Lava Jato seria deflagrada nesta semana.

Em conversa com o Movimento Brasil Limpo sobre o futuro da investigação, o ministro afirmou que a Lava Jato prosseguiria. "Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim".


Endereço da página:

Links no texto: