Folha de S. Paulo


Ministério minimiza declarações de Alexandre de Moraes sobre Lava Jato

Pedro Ladeira - 21.jul.2016/Folhapress
Brasilia, DF, Brasil, 21/07/2015: Coletiva do ministro da justica Alexandre de Moraes, no MJ. Ele fala sobre a prisao de brasileiros sob suspeita de terrorismo, apos o grupo ter feito contatos com o Estado Islamico. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante entrevista em Brasília

Horas após o ministro Alexandre de Moraes (Justiça) dizer, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", que haverá novas fases da Operação Lava Jato nesta semana, a assessoria de imprensa da pasta informou que a declaração era uma "força de expressão", usada por Moraes com o intuito de garantir a continuidade das investigações.

Neste domingo (25), em Ribeirão Preto (SP), o ministro participou de um ato de campanha do deputado federal Duarte Nogueira, candidato do PSDB à Prefeitura daquela cidade.

Segundo o "Estado", em conversa com integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre), Moraes afirmou que haverá outra etapa da Lava Jato nos próximos dias.

"Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim", disse o ministro, de acordo com o jornal.

A frase chama a atenção porque não é usual um ministro de Estado receber informações prévias a respeito de investigações e operações.

Embora a Polícia Federal esteja sob o guarda-chuva administrativo da pasta da Justiça, normalmente o ministro é avisado sobre determinadas operações só depois de elas serem deflagradas.

Procurada pela Folha na noite deste domingo, a assessoria de imprensa do ministério afirmou que Moraes usou uma força de expressão, quando questionado sobre a possibilidade de o governo esvaziar as apurações que miram no esquema de corrupção da Petrobras.

A assessoria da pasta também enviou uma nota oficial sobre o episódio. No comunicado, sustenta que Moraes afirmou apenas que há ações da Lava Jato "em quase todas as semanas" e que "certamente, continuariam nesta semana, na próxima e enquanto houver necessidade", diz o texto.

A nota sustenta ainda que o ministro "reafirmou [durante a agenda cumprida em Ribeirão Preto] a legalidade da atuação da Polícia Federal no cumprimento do mandado judicial de prisão do ex-ministro Guido Mantega, bem como o apoio integral à continuidade das operações".

Mantega foi preso nesta quinta (22), na porta do Hospital Albert Einstein, quando sua mulher realizava um procedimento médico. Ela luta contra um câncer desde 2012. O ex-ministro foi solto horas mais tarde, por determinação do juiz Sérgio Moro.

*

Confira a íntegra da nota do Ministério da Justiça.

"Em resposta às perguntas sobre a continuidade da Lava Jato e a afirmação de que diversos setores seriam contra a manutenção das operações, em virtude de eventuais abusos ocorridos na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes reafirmou a legalidade da atuação da Polícia Federal no cumprimento do mandado judicial de prisão do ex-ministro Guido Mantega, bem como o apoio integral à continuidade das operações e afirmou que, desde que assumiu o Ministério da Justiça e Cidadania a PF vem tendo apoio total e que, em quase todas as semanas houve operação e que, certamente, continuariam nesta semana, na próxima e enquanto houver necessidade. Indagado, ainda, se a continuidade das investigações e operações era compromisso do Governo Federal, o ministro Alexandre de Moraes novamente deu essa garantia e afirmou que as pessoas lembrariam desse compromisso com a continuidade da atuação independente da Polícia Federal."


Endereço da página:

Links no texto: