Folha de S. Paulo


Folha é jornal mais lido por deputados, segundo pesquisa

Jornal preferido - (em %)

A Folha se manteve na liderança, pelo nono ano consecutivo, como o jornal mais lido entre deputados federais.

Segundo o Instituto FSB Pesquisa, solicitados a mencionar até três jornais como fonte de informação, 65% dos parlamentares apontaram a Folha em primeiro lugar.

Em seguida aparecem "O Estado de S. Paulo" (41%), "O Globo" (31%), "Valor Econômico" (14%) e "Correio Braziliense" (12%).

A pesquisa destaca que, além de ser o jornal preferido, a Folha continua com o maior índice de leitura entre os deputados.

O parlamentar foi questionado se lia os principais jornais do país e de sua região. Ao todo, 89% dos entrevistados citaram a Folha, seguida dos jornais regionais (75%), "O Estado de S. Paulo" (74%) e "O Globo" (70%).

Quais jornais são lidos - Em %

Pela primeira vez, o instituto apurou o grau de confiança em relação ao conteúdo noticioso dos veículos. Os jornais impressos são os mais confiáveis na opinião dos parlamentares.

De acordo com o levantamento, 70% responderam que "confiam" ou "confiam muito" nos jornais.

Em segundo lugar entre as respostas estão as rádios de notícia e os telejornais, empatados com 60%, seguidos de portais e sites de notícia (51%), revistas semanais (47%), blogs (34%), Twitter (19%) e o Facebook (18%).

Veículos considerados mais confiáveis - Em %

Questionados sobre qual é o meio usado para ler os jornais, 42% dos deputados responderam a versão em papel, 32% o telefone celular, 16% o tablet e 6% afirmaram usar o computador.

Ou seja, mais da metade lê o jornal em sua versão eletrônica.

Principal meio utilizado para ler jornais - Em %

Os jornais foram apontados ainda como a principal fonte de informação por 43% dos deputados, à frente da internet, com 32%.

A pesquisa destaca que a preferência pelos jornais e pela internet caiu entre 2015 e 2016 devido ao aumento da preferência pela TV (de 8% para 16%) e pelo rádio.

O instituto entrevistou pessoalmente, entre 8 e 9 de março de 2016, 230 deputados, de 26 partidos que possuem representação na Câmara, proporcionalmente ao tamanho de cada bancada.

A margem de erro é de cinco pontos, com intervalo de confiança de 95%, ou seja, o resultado estará dentro da margem de erro em 95 de 100 aferições no mesmo universo e espaço de tempo.

O portal UOL e o site da Folha, ambos do Grupo Folha, têm 37% das menções como preferidos como fonte de informação na rede —35% e 2% respectivamente.

O portal G1, do Grupo Globo, aparece em primeiro lugar com 56%.

De acordo com mapeamento feito no dia 2 de setembro, 96,9% dos deputados estão no Facebook.

Desses, 91,6% são ativos, na avaliação do instituto, por terem postado nos últimos três meses.

Além disso, 89,6% estão no Twitter –desses, 73,9% são ativos.

A pesquisa mostra que os deputados, apesar da presença em redes sociais, ainda não as utilizam muito para compartilhar notícias e emitir opiniões próprias.

Apenas 24% disseram compartilhar informação com frequência.


Endereço da página:

Links no texto: