Folha de S. Paulo


Brasil corre risco de soberania por negligenciar indústria, diz general

Eduardo Knapp - 5.ago.2016/Folhapress
Exército na abertura da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro
Exército na abertura da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro

"O Brasil corre sério risco de sofrer perdas em patrimônio, soberania, respeito internacional, liderança regional e autoestima em face de desafios que enfrentará por ter negligenciado ciência, tecnologia, inovação, industrialização nacional em defesa por tanto tempo".

O alerta foi dado nesta sexta-feira (16) pelo general Geraldo Antonio Miotto, 61, comandante militar da Amazônia, em palestra durante o 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado realizado em Manaus.

Para ele, "defender a Amazônia é muito mais do que estabelecer unidades militares estrategicamente posicionadas, com efetivos treinados e preparados para atuar no terreno com uso de novas tecnologias. Defender a Amazônia é tudo isso e também criar estratégias que promovam o desenvolvimento regional".

Na sua visão, "não há defesa sem desenvolvimento e tampouco desenvolvimento sem defesa. Todo o país tem uma força armada, ou própria ou de outro país. Cabe à sociedade dizer o que quer das forças armadas, qual o seu tamanho, o que elas devem fazer."

Para uma plateia de cientistas, professores, estudantes, reunidos na Universidade Federal do Amazonas, Miotto discorreu sobre o trabalho das Forças Armadas na região, especialmente em saúde, atendimento à população, controle das fronteiras e preservação ambiental. Faltava luz na universidade e o comandante lamentou não poder mostrar gráficos, fotos e filmes sobre as atividades da força.

"Para as Forças Armadas, a Amazônia é prioridade, eu não sei se para as outras instituições é; para nós, é", disse. Miotto falou das riquezas da região. Salientou o fato de Brasil deter mais de 90% da reserva de nióbio do mundo, "uma delas está de baixo de uma terra indígena", lembrou.

Ele defendeu que o país veja seus "interesses em soberania". Observou mudança de discurso dos Estados Unidos. "Em 2010, Obama disse que o Brasil era um parceiro importante no enfrentamento das mudanças climáticas globais. Em 2014, fez uma revisão. Falou que o crescimento do China, Índia e Brasil pode agravar a escassez de água, levar a aumentos acentuados nos custos de alimentos, degradação ambiental, instabilidade política e tensões sociais, condições que podem permitir atividade terrorista. Está preocupado".

O comandante militar da Amazônia defendeu maior integração com os países da região amazônica, historicamente separados. "Se vocês forem a Lima, no Peru, vão ver ônibus chineses e carros japoneses e chineses; não tem nenhum carro brasileiro. Agora é que foi assinado um tratado para venda de automóveis e estamos vendendo caminhões".

*A repórter viajou a convite da organização do evento.


Endereço da página:

Links no texto: