Folha de S. Paulo


MTST protesta contra Alckmin e pede repasses para moradia

Milhares de militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) protestaram na tarde desta quinta-feira (15) por repasses na área de moradia pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) e em repúdio à violência policial nas manifestações contra o governo Michel Temer (PMDB).

O ato foi até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi (zona oeste de São Paulo), com objetivo de cobrar compromissos do governador Alckmin.

"São mais de 20 mil pessoas nesse bairro onde os moradores só veem o povo pela entrada dos fundos", disse Guilherme Boulos, coordenador do MTST. A Polícia Militar não deu estimativa de público no local.

Os sem-teto saíram da estação Morumbi da CPTM. Sempre com palavras de ordem contra o governo Temer, seguiram ocupando uma faixa da marginal Pinheiros e por ruas do Morumbi até chegarem ao palácio.

Eles reclamavam da falta de repasses do programa Casa Paulista, que contribui com parte do valor das moradias financiadas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida.

O movimento também cobrou pendências com empresas estaduais como Sabesp, Dersa e Cetesb, todas relacionadas a ocupações e unidades habitacionais do MTST.

Os militantes disseram que não se amedrontariam diante de atos de repressão vindos da PM, referindo-se a ações durante manifestações contra ogoverno Temer. No entanto, durante a manifestação, não houve incidentes.

Por volta das 17h, uma comissão de membros do movimento foi atendida por integrantes da Casa Civil, da Secretaria da Habitação e da Sabesp.

A reunião com membros do governo durou quase duas. Em uma atitude incomum nos protestos do grupo, Boulos levou para cima do carro de som os integrantes da gestão Alckmin.

Marcos Rodrigues Penido, da CDHU (companhia de habitação do estado), afirmou que os repasses para moradia seriam feitos e prometeu resolver os demais impasses. Boulos afirmou à militância que se tratava de uma vitória.

*

Leia nota do governo do Estado sobre o assunto:

"O Governo do Estado informa que representantes das secretarias da Casa Civil, Habitação e Sabesp receberam nesta quinta-feira, 15, integrantes do MTST. Na ocasião, o governo reiterou o compromisso de aportes financeiros, por meio do Casa Paulista, à terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. A iniciativa está em fase de projeto pela entidade e, para liberação, depende da contratação das obras, etapa em que a Caixa Econômica Federal solicita os recursos ao Governo do Estado, o que não ocorreu. A Casa Paulista, em parceria com o Minha Casa Minha Vida, já entregou 50.137 unidades habitacionais em todo o Estado e outras 68.121 estão em obras. Outras demandas apresentadas durante o encontro também serão avaliadas pelas respectivas áreas técnicas do governo."


Endereço da página:

Links no texto: