Folha de S. Paulo


Filha de vítima de 'black blocs' critica texto de Gregorio Duvivier

A filha do cinegrafista Santiago Andrade, Vanessa Andrade, 31, criticou o ator e colunista da Folha Gregorio Duvivier por sua coluna em que disse que "'black blocs' em geral têm 12 anos, espinhas e mochila cheia de roupa preta e remédios para acne".

"O que me deixou bastante chateada foi que ele colocou esse grupo, que é uma minoria, eu sei, como inocente. Mentira, não são todos crianças de 12 anos. São adultos. Dois deles mataram o meu pai", disse à Folha.

A jornalista publicou, nesta terça (6), um texto que, até as 19h50, somava 2.700 compartilhamentos no Facebook.

Eduardo Anizelli/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 02-09-2016: Manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff protestam na avenida Faria Lima, em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO) cod1656
Manifestantes com o rosto coberto durante protesto

"Eu tô aqui, Gregório, lembrando bem do sangue de Santiago Andrade nas mãos, sentindo as feridas com meus dedos e revivendo um rosto tão alegre deformado por um rojão. Uma bomba atirada pelos black blocs, esses aí que você defende", escreveu.

À reportagem ela disse não esperar tréplica ou pedido de desculpas. Afirmou que é preciso diferenciar uma minoria interessada na violência do restante dos manifestantes.

O texto de Duvivier foi uma crítica ao editorial da Folha da última sexta (2), em que o jornal defende maior rigor na repressão aos grupos que pregam "'violência simbólica' como suposta tática política".

Duvivier disse que talvez tenha sido mal interpretado e que sua intenção era denunciar a violência policial e criticar a Folha e setores da sociedade que "aplaudem e até pedem mais repressão" à polícia. "Eu não disse que os assassinos do Santiago eram inocentes. Eu estou falando de violência da polícia, que mata milhares de Santiagos por dia nas periferias".


Endereço da página:

Links no texto: