Folha de S. Paulo


Temer deve estrear faixa presidencial nesta quarta-feira

Rolex de la Pena/Pool/Reuters
Brazilian President Michel Temer arrives arrives to attend the G20 Summit in Hangzhou, Zhejiang province, China, September 4, 2016. REUTERS/Rolex dela Pena/Pool ORG XMIT: PEK93
Presidente Michel Temer em viagem à China para conferência do G20

Recém-empossado no cargo, o presidente Michel Temer deverá estrear a faixa presidencial no próximo dia 7 no desfile em comemoração à Independência do Brasil já que ao tomar posse, na semana passada, no Senado, não recebeu o objeto de sua antecessora, Dilma Rousseff.

Pela primeira vez no evento, o presidente ainda não decidiu se irá desfilar em carro aberto ou fechado. A decisão deverá ser tomada momentos antes do desfile.

O evento custará aos cofres públicos R$ 1,1 milhão, valor semelhante ao que foi desembolsado no ano passado.

A estrutura comportará até 20 mil pessoas nas arquibancadas, que terão telões para que as pessoas possam ver os detalhes das apresentações. Haverá também banheiros químicos espalhados ao longo do trajeto do desfile que acontece na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Próximo a estes locais, 10 postos de saúde serão distribuídos pelo gramado e atrás do desfile.

De acordo com o Palácio do Planalto, a expectativa é de que até 35 mil pessoas assistirão às apresentações, que contarão com a famosa e já tradicional pirâmide humana realizada em cima de uma motocicleta e os voos da Esquadrilha da Fumaça. Quem não conseguir lugar nas arquibancadas, poderá ficar de pé em áreas próximas ao desfile.

Serão 3,3 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, Polícia Militar do Distrito Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal no desfile a pé, motorizado e aéreo. Além deles, haverá também 1200 alunos de escolas públicas de Brasília.

MANIFESTAÇÕES

O governo está monitorando a articulação de grupos que organizam manifestações contra o governo Temer neste dia. A preocupação principal é que haja confrontos entre manifestantes e a polícia, principalmente, durante o desfile quando várias autoridades deverão estar presentes acompanhando o peemedebista.

O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) afirmou que o governo entende que os protestos são "absolutamente legítimos e legais" mas minimizou a preocupação do governo em relação a eles.

"O limite para eles é o da convivência democrática. As manifestações são nitidamente fruto da mobilização de partidos políticos e de sindicatos vinculados ao governo deposto por crime de responsabilidade fiscal. É algo que a gente observa, como tudo o que acontece no país, mas sem preocupação efetiva", disse.

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 01-09-2016, 12h00: O ministro da secretaria política Geddel Vieira Lima, durante entrevista à FOLHA, em seu gabinete. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) ***EXCLUSIVA*** ***ESPECIAL***
O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima

Para evitar que isso aconteça, a Polícia Militar do DF mobilizará um efetivo de 1,5 mil policiais militares. O perímetro da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes estará sob responsabilidade do Exército.

Quem for assistir ao desfile terá que passar por uma revista pessoal. Não será permitido levar objetos de vidro ou que sejam cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras e máscaras. Ninguém poderá assistir ao desfile em cima de árvores ou grades de proteção.

Geddel deu a declaração após uma reunião de mais de duas horas entre o governo e representantes do MST e Contag. Os dois grupos ocuparam parte do Ministério do Planejamento na manhã desta segunda (5) mas já deixaram o local.

De acordo com o ministro, o governo marcou uma série de reuniões com o segmento para discutir as reivindicações apresentadas, dentre elas, a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e a liberação da reforma agrária. Eles também são contrários à reforma da previdência, uma das principais pautas do novo governo. Além de Geddel, participaram do encontro os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Dyogo Oliveira (Planejamento).


Endereço da página:

Links no texto: