Folha de S. Paulo


'Mini mini mini mini', diz Serra sobre protestos contra impeachment

"Mini mini mini mini mini mini", disse o ministro José Serra (Relações Exteriores) sobre as manifestações no Brasil após o impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff.

Questionado neste sábado (3) sobre a imagem do Brasil no exterior, como um país estável, frente aos protestos, Serra perguntou "manifestações aonde?".

Beto Barata/Presidência da República
Presidente Michel Temer e o ministro José Serra chegam à China para cúpula do G20
Presidente Michel Temer e o ministro José Serra chegam à China para cúpula do G20

Após ouvir que se tratavam de manifestações no Brasil, respondeu: "Mini mini mini mini mini mini. Manifestação de verdade é a de Caracas, com 1 milhão de pessoas na rua protestando contra o desabastecimento, a falta de remédios e contra prisões políticas que existem naquele país".

Em São Paulo, manifestantes foram às ruas no centro e na zona oeste da cidade nas noites dos últimos cinco dias para protestar contra a votação no Senado que determinou a saída de Dilma da Presidência. A polícia não divulgou número oficial de participantes em nenhum dos atos, que tiveram episódios de violência e depredação de lojas.

Após ser questionado se os protestos não poderiam prejudicar a estabilidade do país, aos olhos de fora, Serra disse que não. "De forma nenhuma, é fruto de pequenos grupos organizados sem dúvida nenhuma, mas não tem nenhum caráter de massa."

Serra acompanha o presidente Michel Temer em viagem à China, para participação na cúpula do G20, a partir deste domingo (4).

Temer também minimizou os atos em declarações na China, dizendo que são "inexpressivos" e "grupos mínimos".


Endereço da página:

Links no texto: