Folha de S. Paulo


Governo de SP proíbe protestos na avenida Paulista neste domingo

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (1º) que manifestações na avenida Paulista neste domingo (4) estão proibidas.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou, em nota, que o motivo é a "passagem da tocha paraolímpica, que integra a cerimônia oficial dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016".

Também diz que até o momento não recebeu comunicados de atos nos próximos dias, embora protestos tenham sido marcados para este domingo na avenida. Um deles, organizado para as 14h pela Frente Povo Sem Medo, que reúne movimentos de esquerda, já teve a confirmação de 11 mil pessoas pelo Facebook.

No comunicado, a secretaria afirma que "será evitado o fechamento das vias importantes da cidade" para que "sejam preservados os direitos das pessoas que não participam das manifestações e garantida a ordem pública".

Nesta quarta (3), sete pessoas ficaram feridas na capital paulista após confrontos com a Polícia Militar em protestos contra a posse do presidente Michel Temer e o impeachment de Dilma Rousseff.

Na nota, a SSP diz que, "após a ocorrência de protestos violentos, com atos de vandalismo", vai a público "reafirmar que respeita o direito de manifestação" e que está "empenhada em garantir a segurança dos manifestantes"

*

Diante da ocorrência de protestos violentos, com atos de vandalismo, ocorridos ontem, a Secretaria de Segurança Pública reuniu nesta quinta-feira, 1 de setembro, os comandos das Polícias Civil e Militar e vem a público reafirmar que respeita o direito de manifestação e está empenhada em garantir a segurança dos manifestantes.

Ressalta ainda que, conforme determina a Constituição, é obrigatória a comunicação de hora, local e trajeto em que se realizarão os atos públicos. Para que sejam preservados os direitos das pessoas que não participam das manifestações e garantida a ordem pública, será evitado o fechamento das vias importantes da cidade. A SSP informa ainda que até o momento não recebeu qualquer comunicado oficial de movimentos organizados dando ciência da realização de manifestações públicas nos próximos dias.

Por fim, a secretaria alerta que, no domingo, não será permitida a realização de atos na Avenida Paulista, pois toda a extensão da avenida estará reservada para o evento de passagem da tocha paraolímpica, que integra a cerimônia oficial dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.


Endereço da página:

Links no texto: