Folha de S. Paulo


Vice de Janot participou de ato anti-Temer em Portugal

Sergio Lima/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL 02-04-2013, 16h00: Debate na PGR, entre os candidatos ao cargo de procurador-geral da República, realizado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em Brasília. Quatro subprocuradores-gerais concorrem à sucessão do atual chefe do Ministério Público Federal (MPF), Roberto Gurgel: Ela Wiecko (foto). (Foto: Sergio Lima/Folhapress PODER)
Ela Wiecko, vice-procuradora-geral da República

A vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, participou de um ato contrário ao governo interino de Michel Temer (PMDB) em Portugal. O vídeo, divulgado pela TVT (TV dos Trabalhadores), data de 28 de junho de 2016. A revista "Veja" publicou o fato nesta terça-feira (30).

"Somos contra o golpe, a favor da democracia no Brasil (...) É preciso que os golpistas não tenham seu caminho aberto, é preciso, para isso, que os honestos regressem à política e que a democracia volte a vigorar em toda a sua plenitude no Brasil", disse Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra.

Em seguida, os manifestantes gritaram "Fora, Temer". A vice do procurador-geral Rodrigo Janot aparece dos 45 aos 51 segundos do vídeo. Ela adota uma postura mais tímida e não participa do grito de ordem, mas sorri e segura um cartaz com os dizeres "Contra o golpe".

Ela Wiecko, por meio da assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República, disse que não vai comentar o caso.

Wiecko foi indicada por Janot para assumir a vice-procuradoria-geral em 2013.

Manoel Lauro Volkmer de Castilho, seu marido, pediu exoneração do cargo que ocupava no gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, relator da Lava Jato. Ele endossou um manifesto em defesa da decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recorrer ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o juiz Sergio Moro.


Endereço da página:

Links no texto: