Folha de S. Paulo


Em cerimônia, Moro recebe honraria do Exército por 'serviços relevantes'

O juiz federal Sergio Moro, da força-tarefa da Operação Lava Jato, foi condecorado nesta quinta-feira (25) com a "Medalha do Pacificador", honraria concedida pelas Forças Armadas.

O título, dado a quem prestou "serviços relevantes à nação", é o mesmo que foi retirado dos ex-deputados federais José Genoino, Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto, condenados no escândalo do mensalão.

A honraria foi entregue em cerimônia do Dia do Soldado, promovida em Brasília. No evento, o magistrado ficou sentado na tribuna de honra e foi cumprimentado por civis e militares, que fizeram questão de fazer selfies com o juiz federal.

Vídeo da condecoração de Moro

Para o ministro Raul Jungmann (Defesa), a entrega da honraria a Sergio Moro é um "justo reconhecimento" pelo trabalho do magistrado e da Justiça Federal.

"A exemplo dos demais agraciados, o juiz Sergio Moro tem relevantes serviços prestados ao Brasil e à democracia. É justo o reconhecimento pelo trabalho feito", disse.

O ministro explicou que a retirada das medalhas dos ex-deputados federais foi uma determinação legal estabelecida em um decreto de 2000, o qual determinou a cassação de honrarias a pessoas condenadas judicialmente.

"O Ministério Público também nos oficiou nesse sentido. Nós temos de cumprir a legislação e a Constituição Federal", disse.

Na semana passada, o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Nilvaldo Rossatto, retirou condecorações militares que tinham sido concedidas ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e a José Genoino, condenados no mensalão.

Os petistas foram excluídos, em portaria publicada na última quinta-feira (18) no "Diário Oficial da União", do corpo de graduados especiais da corporação militar.

Na administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu havia recebido o grau de grande-oficial e Genoino havia sido condecorado com o título de comendador.

Em julho, a pedido do Ministério Público, a Marinha também cassou as medalhas do Mérito Naval de Dirceu, Genoino e do ex-deputado federal João Paulo Cunha.


Endereço da página: