Folha de S. Paulo


Presidente da Câmara diz que reforma política será discutida após eleições

Alan Marques/Folhapress
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, dá entrevista no salão Verde da Congresso Nacional
Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados

Após uma reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que uma nova reforma política deve ser discutida logo após as eleições deste ano.

Para Maia, como houve diversas mudanças previstas para as eleições deste ano, o momento pós-eleitoral seria "propício para que a gente possa fazer uma reforma efetiva no cenário eleitoral".

"Nós devemos avançar nessa discussão e acho que deve ocorrer depois das eleições porque nós vamos ter muita confusão, muito problema", disse à imprensa, após a reunião no TSE.

A previsão de Rodrigo Maia é que já em outubro a Câmara possa discutir o assunto.

No ano passado, a Câmara fez uma reforma política que, dentre outras mudanças, diminuiu o período da campanha eleitoral.

Maia disse acreditar ser "muito difícil" o restabelecimento do financiamento empresarial de campanha, que foi derrubado pelo Supremo Tribunal Federal, devido ao momento atual de crise política.

"Acho que a política vai ter que encontrar caminhos para reformar o sistema, gerar credibilidade e legitimidade pra que as empresas possam no futuro voltar a doar", afirmou.


Endereço da página: