Folha de S. Paulo


Maia admite adiar votação da cassação de Cunha se não houver quorum

Alan Marques/Folhapress
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu nesta quarta-feira (24) a possibilidade adiar a votação da cassação do mandato de seu antecessor, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Conforme tem repetido desde que assumiu o mandato, a votação só ocorrerá se houver quorum suficiente na Casa.

"Se estiver baixo na segunda, faz na terça, e estiver baixo na terça, vota na quarta. Se também estiver baixo, vota na outra semana, vota outro dia", afirmou o presidente.

Maia convocou a sessão em que o destino de Cunha deve ser decidido para 12 de setembro, uma segunda-feira. Esse é um dos dias da semana em que, historicamente, não há presenças suficientes na Câmara para deliberações importantes. "Se ele conseguir tirar dias 12, 13 e 14 o quorum, eu não voto. E cada um assuma a responsabilidade que vai ter", completou.

O presidente tem dito que não dará seguimento à análise do tema sem que mais de 400 dos 512 parlamentares tenham registrado presença no painel eletrônico. Para que Cunha perca o mandato, são necessários os votos de, pelo menos, 257 deputados a favor dessa tese.

VOTO ABERTO

Adversários de Cunha, contudo, nem acreditam haver necessidade de aguardar de um quorum tão alto. A votação aberta —quando é possível saber como cada um se posicionou—, acreditam, deve inibir aqueles que, caso o pleito fosse fechado, poderiam votar para livrar o peemedebista.

Além de contar com o esvaziamento do plenário, uma outra estratégia de Cunha e aliados para manter o peemedebista no cargo por mais tempo é protelar a votação.

Rodrigo Maia, que foi aliado a Cunha por muito tempo —se afastou dele após não ter o nome bancado pelo peemedebista para a liderança do governo na Câmara quando Michel Temer assumiu a Presidência— diz não "ver problema" em deixar a análise para depois. "Não vejo problema no jogo político. A minha obrigação é pautar e votar com quorum alto".

O deputado afirmou ainda que, mesmo que haja pressões dos "cunhistas", vai colocar em votação a decisão do Conselho de Ética pela cassação de Cunha e não um projeto de resolução, que poderia receber emendas e afrouxar a punição ao peemedebista. "Estou usando a mesma regra dos outros casos". Essa foi uma possibilidade que chegou a ser cogitada pelo grupo que não quer Cunha cassado.

Embora tenha perdido força nos últimos meses com o avanço de seu processo de cassação e, especialmente, com o afastamento da Presidência da Casa e do mandato pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 5 de maio, Cunha ainda mantém um seleto grupo a seu lado. Também carrega consigo o fato de ter dado o pontapé inicial para o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT).

É nisso que se apoiam aliados que ainda têm esperanças de conseguir colocar em prática os planos para protelar ainda mais o afastamento definitivo ou até salvar o mandato de Cunha.


Endereço da página:

Links no texto: