Folha de S. Paulo


Doria promete fim de pastas como as de Mulheres e Pessoas com Deficiência

Artur Rodrigues/Folhapress
João Dória Jr.
O candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, João Doria

O candidato João Doria (PSDB) prometeu reduzir de 27 para 20 secretarias da administração pública, se eleito prefeito de São Paulo.

O tucano citou, nesta quinta-feira (18), pastas voltadas a mulheres, negros, pessoas com deficiência, juventude e LGBT. As duas últimas não existem na atual gestão.

"As políticas públicas serão mantidas integralmente, mas não os penduricalhos", afirmou em referência a estruturas como a de motorista e secretária. "Tudo isso é custo. Para quê? Gerar status? Prefiro gerar política pública."

Ele afirmou que enxugar o tamanho do Estado não implicará em desemprego, porque, "ao colocar o setor privado na gestão, naturalmente ele passa a abrigar esses empregos e qualifica e paga melhor".

No terceiro dia de campanha oficial, Doria visitou uma feira de rua nos Jardins, bairro nobre da capital, acompanhado de candidatos a vereador como Mario Covas Neto, presidente municipal do PSDB que tenta a reeleição, e Léo Coutinho (PSDB).

Doria voltou a dizer que cobrirá o que não arrecadar em fundos para bancar a campanha, orçada em R$ 20 milhões, mas não disse quanto já aportou.

A campanha informou que o tesoureiro será Helio Duarte, ex-diretor do HSBC.

ADVERSÁRIOS

A campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, afirmou que Doria "mostra mais uma vez desconhecer a cidade" ao citar pastas que não existem.

"Nós iremos reforçar as políticas para mulheres, pessoas com deficiência, população LGBT, jovens e de igualdade racial", disse o candidato, em nota.

A candidata do PSOL, Luiza Erundina, criticou a proposta de Doria de cortar secretarias caso seja eleito.

Erundina afirmou que o tucano age de forma autoritária e excludente. "Ele já está anunciando que vai acabar com as políticas que interessam a esses segmentos, que são os mais excluídos", disse a candidata.

"Isso mostra o caráter do governo dele se ele chegar lá. Excluir mulheres, deficientes, jovens... Ele vai governar pra quem? Pra minoria que ele representa", afirmou Erundina.

"É um absurdo o que esse homem está dizendo que vai fazer. Além da privatização generalizada, ele exclui direitos importantes conquistados ao longo de décadas de luta", completou.

Colaborou CAROLINA LINHARES, de São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: