Folha de S. Paulo


Erundina lança campanha contra adversários por veto em debates

A campanha da candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) lançou nesta quarta-feira (17) uma campanha virtual contra seus adversários Marta Suplicy (PMDB), João Doria (PSDB) e Major Olímpio (Solidariedade). Os três se colocaram contrariamente à participação da deputada federal nos debates de televisão.

Uma postagem na página do Facebook da campanha, do partido e da deputada exibe fotos dos três adversários, sob os dizeres: "Marta, Doria e Major Olímpio têm medo do PSOL nos debates". A imagem urge então os simpatizantes de Erundina a postarem comentários nas páginas dos candidatos com a hashtag "#queroErundinanosdebates".

Com apenas seis deputados, o PSOL não tem presença garantida nos debates de TV de acordo com a nova lei eleitoral, que estabelece que só partidos (ou coligações) com bancadas maiores que nove deputados têm de ser convidados compulsoriamente.

Os candidatos do partido, como Marcelo Freixo, no Rio, e Luciana Genro, em Porto Alegre, e a própria Erundina, precisam de convite das emissoras e de aprovação de dois terços dos adversários para poderem participar. No caso de São Paulo, apenas o candidato à reeleição Fernando Haddad (PT), e o também deputado Celso Russomanno (PRB), concordaram com a presença de Erundina.

A candidata não participará, por veto dos adversários, do debate promovido pela Folha, UOL e SBT na próxima terça-feira (23).

A postagem feita na página da campanha da candidata, "Erundina 50", por volta das 13h30 desta quarta tem cerca de 300 compartilhamentos até as 17h30. Militantes têm passado a comentar nas páginas dos adversários —a maior quantidade se concentra na página do tucano João Doria.

"Tá com medo dos seus eleitores começarem a pensar e votar na Erundina? #QueroErundinaNosDebates! Aqui é democracia", escreveu um jovem na postagem mais recente do candidato.

Na mais recente pesquisa Datafolha, Erundina aparece em terceiro lugar, atrás de Russomanno e Marta, com 10% de intenção de voto. Em seguida vinham Haddad, com 8%, Doria, com 6%. O Major Olímpio, cujo partido tem uma bancada de 14 deputados, vinha abaixo, com 3%.

SUPREMO

O PSOL, junto com o PV, entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando a nova regra dos debates no Supremo Tribunal Federal. Segundo eles, a exigência de um número mínimo de deputados na bancada constitui uma cláusula de barreira velada.

A ação está pautada para discussão no tribunal no dia 24 de agosto, mas não há certeza se será votada nesse dia.


Endereço da página:

Links no texto: