Folha de S. Paulo


No Rio, Ciro anuncia apoio a Pedro Paulo e releva 'contradição da política'

Ricardo Borges - 5.nov.2015/Folhapress
Rio de Janeiro, RJ,BRASIL, 05/11/2015; O Secretario de Governo do Rio, Pedro Paulo, que é acusado de agredir a ex mulher. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress. ) *** EXCLUSIVO FOLHA***
O candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, Pedro Paulo Carvalho

Em evento com a presença do ex-ministro Ciro Gomes, o PDT anunciou hoje seu apoio ao candidato do PMDB à prefeitura do Rio, Pedro Paulo Carvalho.

As divergências entre Ciro e o PMDB acerca do impeachment da presidente Dilma Rousseff foram relevados por Pedro Paulo, ao apresentar o apoio do ex-governador.

Nem mesmo as duras críticas do pedetista ao presidente interino Michel Temer (PMDB) —em um discurso em Curitiba, no último sábado (13), Ciro o chamou de "traidor, salafrário e corrupto"– foram consideradas motivo de constrangimento pelo candidato à prefeitura.

"[O apoio] é mais uma prova de que a cidade do Rio tem avançado porque consegue reunir consenso. E também uma prova de que nós vamos continuar trabalhando em coalizão de partidos. Temos que unir as diferenças", disse.

O apoio foi anunciado na sede do PDT no Rio, com a presença de Pedro Paulo e sua vice, Cidinha Campos (PDT), e do presidente do partido, Carlos Lupi.

Apesar de criticar deputados que votaram pelo impeachment de Dilma Rousseff, a exemplo de Pedro Paulo, Gomes defendeu a união a favor do Rio.

"Nós ouvimos muita gente, eu tinha muitas amizades e simpatia por muita gente, mas chegamos a conclusão de que o melhor para o Rio é o Pedro Paulo, pouco importa essa contradição da política nacional", disse Ciro.

Mesmo com o tom mais brando, o ex-governador disse que mantém suas críticas "à fração quadrilha do PMDB". Ele não considera, porém, que o candidato à prefeitura faça parte deste grupo.

Em seu discurso, Pedro Paulo ensaiou um eventual apoio a Ciro Gomes na corrida para a presidência em 2018. Mas o ex-ministro considerou o cenário "absolutamente improvável, por um não querer recíproco".

"Eu sei que ele está de boa fé ao afirmar isso, mas eu não tenho a menor ilusão nem necessidade de misturar nada agora", afirmou.

Depois, à imprensa, Pedro Paulo disse apenas que vai saber "reconhecer esse apoio e caminhar para que o PMDB e o PDT estejam cada vez mais unidos em 2016 e em 2018".

INJUSTIÇA

Tanto Lupi quanto Cidinha Campos e Ciro Gomes falaram em "injustiça" ao se referirem ao processo em que Pedro Paulo é acusado de espancar a ex-mulher, Alexandra Marcondes.

Nesta segunda-feira (15), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedido de arquivamento da investigação sobre a suposta agressão.

"Nada fere mais o ser humano do que a injustiça, a calúnia, a injúria, a difamação. Eu já passei por isso, seu sei o que é isso. Pedro Paulo, você hoje está com a verdade ao seu lado", disse Lupi.

Pedro Paulo, por outro lado, evitou falar no caso."Eu devo muito, Lupi, aos teus conselhos nesses dez meses que eu vivi esse episódio", disse ao presidente do PDT.


Endereço da página:

Links no texto: