Folha de S. Paulo


Em dia de votação de impeachment, Temer faz ofensiva sobre Nordeste

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente do senado Renan Calheiros passa a presidência para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, na sessão para votação da pronúncia do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, no plenário do Senado.
Calheiros e o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, nesta terça (9), em sessão do impeachment

Em uma movimentação de última hora, o presidente interino, Michel Temer, realizou evento nesta terça-feira (09), no mesmo dia da votação do relatório do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, para agradar bancada nordestina do Senado Federal.

Em cerimônia de assinatura de decreto que amplia programa de revitalização do Rio São Francisco, iniciado há dez anos e que ainda não concluído, o peemedebista convidou dois ex-aliados de Dilma Rousseff, os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Em discurso, o presidente interino fez questão de elogiar ambos publicamente e ressaltar que eles foram responsáveis pela ideia de elaboração do decreto.

"Eu recebo isso como uma espécie de batismo religioso que o senador Otto Alencar me fornece", disse o presidente interino, fazendo referência ao santo que dá nome à bacia hidrográfica.

Além deles, participaram da cerimônia o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). Os peemedebistas tiveram uma breve conversa antes de cerimônia no Palácio do Planalto sentaram-se lado a lado.

O presidente do Senado Federal tem dito nos bastidores que irá se abster na votação desta terça-feira (9), mas tem sido pressionado pelo Palácio do Planalto a participar da votação em uma tentativa de demonstração de força do governo interino.

Após a cerimônia, perguntado se pretende votar ou se abster na sessão parlamentar, evitou responder. "Na politica, nunca é recomendável predizer o que vai acontecer, deixe que os fatos levem a uma decisão", disse.

Nos últimos dias, o governo interino deu início a uma estratégia para tentar atingir a meta de 60 votos pelo afastamento definitivo da presidente afastada.

Na noite de segunda-feira (8), Temer se reuniu com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR) para avaliar o cenário de votação. A conclusão foi de que o governo interino deve conseguir reunir entre 59 e 61 votos.

Nesta terça-feira (9), Padilha também se reuniu com governadores e vice-governadores do Norte e do Nordeste, como do Rio Grande do Norte e do Piaui.

SÃO FRANCISCO

O decreto assinado nesta terça-feira (9) atualiza iniciativa de recuperação da bacia hidrográfica, iniciada em 2007 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para membros do comitê da bacia, contudo, o programa federal nunca realmente saiu do papel e as verbas federais foram usadas em outras obras, como construção de estradas.

Em junho, o presidente interino chegou a marcar visita à bacia hidrográfica, mas acabou desistindo com receio de protestos contra a gestão peemedebista, já que o Nordeste é considerado um dos principais redutos eleitorais petistas.

O governo interino anunciou que fará investimento de R$ 1,16 bilhão até 2019 em obras de saneamento básico em 217 municípios do entorno da bacia hidrográfica, além de dar continuidade a iniciativas de recuperação das áreas de proteção permanente e de controle do processo erosivo.

Além disso, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) destinará R$ 218,8 milhões para 122 municípios da região do Rio São Francisco para a ampliação e implantação de de sistemas de abastecimento de água. Pelo acordo, as cidades do entorno da bacia hidrográfica terão até 2018 para concluir as obras.


Endereço da página: