Folha de S. Paulo


Sem cumprir metas na área, Haddad terá educação como foco de campanha

Lalo de Almeida -24.jul.16/Folhapress
Entre Lula e Gabriel Chalita, o prefeito de SP, Fernando Haddad, participa de convenção do PT para oficilaizar sua candidatura à reeleição
Entre Lula e Gabriel Chalita, o prefeito de SP, Fernando Haddad, oficializa sua candidatura

O prefeito Fernando Haddad (PT) e o seu candidato a vice na chapa, Gabriel Chalita (PDT), devem apostar na imagem da dobradinha de educadores na briga pela reeleição. No entanto, a gestão deixou de cumprir promessas importantes na área.

Haddad foi ministro da Educação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2005 e 2012. Já Chalita foi secretário estadual de Educação na gestão Geraldo Alckmin, entre 2003 e 2006. Em janeiro do ano passado, ele assumiu a pasta da área na gestão Haddad.

Apesar de ambos baterem na tecla de que melhoraram a educação, a gestão atual ainda não cumpriu metas que estão entre as principais na área, como a construção de 20 CEUs (centros educacionais unificados) e o atendimento à demanda de creches na cidade.

A criação de cerca de 95 mil vagas em creches e pré-escola, boa parte por meio de convênios, é comemorada pela gestão. No entanto, o número ainda está abaixo da meta prevista: 150 mil.

A gestão Haddad prometeu construir 243 unidades municipais, mas até o momento entregou 39.

A meta de construir 20 novos CEUs, equipamento que é uma das principais marcas do PT, também não será cumprida. Até agora, só uma unidade foi entregue, em Heliópolis (zona sul), e outras oito estão em fase de construção.

Metas de Haddad

AFAGOS

Em seus discursos ao lado do prefeito, Chalita chama Haddad de "melhor ministro da Educação da história do país", enaltecendo a criação do Prouni (Universidade Para Todos) e a alteração das regras do Fies (financiamento estudantil) que permitiu a expansão do programa.

"Era muito difícil antes da gestão do Haddad no ministério um pobre e um negro chegarem à universidade. Hoje, a gente vê o filho da empregada doméstica fazendo faculdade", disse Chalita, durante evento de prestação de contas no bairro Itaim Paulista (zona leste), na semana passada. Já Haddad retribui o afago, elogiando Chalita como "o melhor educador do país", afirmou Haddad.

Chalita tem acompanhado Haddad em eventos na periferia, onde o prefeito busca melhorar seu desempenho. O companheiro de chapa do prefeito é visto como alguém que pode dialogar com outros setores da sociedade, como por exemplo os católicos.

A zona leste, com cerca de 6 milhões de habitantes, será um dos pontos prioritários na busca por eleitores, onde a ex-prefeita e pré-candidata, Marta Suplicy (PMDB), sempre gozou de popularidade.

Foi na zona leste, por exemplo, que a rival de Haddad inaugurou o primeiro CEU, em 2003, num evento político que contou com a presença de Lula no auge de sua popularidade.

A ex-petista é alvo de ataques velados de Haddad, que não cita nomes em discursos. Ela deixou o PT no ano passado para se filiar ao PMDB do presidente interino, Michel Temer. Já Chalita fez o caminho inverso. Deixou o PMDB para se manter na base aliada de Haddad.

"A educação não é o único mote, mas é uma área importante do debate até pela origem dos dois [Haddad e Chalita na educação]", afirmou o coordenador da campanha do prefeito, o vereador Paulo Fiorilo (PT). "Foi uma prioridade do governo, pelo que foi feito na criação das creches, na melhoria de salário dos profissionais de educação, pelo estabelecimento de metas ousadas no plano de educação", diz Fiorilo.

OUTRO LADO

A gestão Haddad afirmou ser responsável pela "maior expansão já registrada" na educação infantil na cidade de São Paulo.

Segundo a prefeitura, foram implantadas 394 novas creches, se somadas as unidades construídas e vagas conveniadas.

A prefeitura também argumenta que a fila por vagas em creches caiu. Para isso, apresenta comparação entre julho de 2012 e de 2016, pela qual a demanda passou de 155.771 para 110.958 –segundo o governo, fatores sazonais afetam-na.

A comparação feita pela reportagem, entre o mês de dezembro de 2012 e junho de 2016 (dado mais atualizado do site da prefeitura), leva em consideração o total de matrículas ao fim da gestão de Gilberto Kassab (PSD). Nessa comparação, a fila aumentou em cerca de 10 mil vagas.

A gestão afirma ter concluído 86 obras de equipamentos educacionais (39 creches, 32 pré-escolas, 14 escolas e um CEU). A prefeitura afirma ter outra 80 obras em curso (53 creches, 18 pré-escolas, uma escola e oito CEUs).

A previsão de entrega dos CEUs em construção é dezembro. Nos próximos dias, será dada a ordem de serviço de outras seis unidades.

Em evento nesta segunda (8), o prefeito diz aguardar cerca de R$ 162 milhões de verba federal previstos para construção dos CEUs. "Se for pensar no que aconteceu no país nos últimos dois anos, batemos recorde na cidade."


Endereço da página:

Links no texto: