Folha de S. Paulo


Nove cidades passam a ter segundo turno na eleição

Um grupo apoiado por um ex-governador preso pela Polícia Federal enfrenta outro, ligado a um senador investigado na Lava Jato. É com esse cenário político que Boa Vista (RR) se tornou a 25ª capital brasileira apta a ter segundo turno nas eleições municipais.

Além dela, oito cidades ultrapassaram os 200 mil eleitores esse ano e chegaram à restrita categoria das 92 que podem eleger seus governantes em duas votações. Palmas (TO) é a única capital sem essa possibilidade.

No outro extremo, o Estado de São Paulo pulou de 25 para 28 municípios que podem ter segundo turno, com a inclusão de Praia Grande, Suzano e Taboão da Serra.

Em Boa Vista, a perspectiva de uma campanha prolongada movimentou instituições e animou opositores da prefeita Teresa Surita, ex-mulher do senador Romero Jucá (ambos do PMDB), que tentará um quinto mandato no cargo. O grupo de Jucá está no comando da cidade há 15 anos.

"A eleição agora é imprevisível. Se nós tivermos, como está se configurando, aproximadamente seis candidatos a prefeito e com um bom nome do nosso lado, levamos para o segundo turno", diz o deputado federal Hiran Gonçalves, presidente do PP no Estado.

O PP é o partido da governadora Suely Campos e de seu marido, o ex-governador Neudo Campos, condenado a 10 anos e 8 meses de reclusão por envolvimento num esquema que desviava recursos provenientes de convênios da União em 2002. Em maio, ele ficou cinco dias foragido e se entregou à PF. Campos diz ser inocente e sofrer perseguição do grupo de Jucá.

Gonçalves, que articula um nome ainda não definido de oposição para enfrentar Surita, diz não acreditar que a prisão do ex-governador irá desgastar o seu candidato. "Neudo é um mártir. Não é um político, mas uma entidade, como o Corinthians ou o Flamengo. O pessoal gosta dele. Ele não pode se candidatar ao governo e emplacou a mulher, que ganhou de todas as forças políticas no Estado."

O deputado afirma que a maioria das legendas deve apoiar o candidato da oposição a Surita caso haja segundo turno, mas o cientista político Cleber Batalha, da UFRR (Universidade Federal de Roraima), discorda.

"Localmente, a tendência no segundo turno é uma maior aproximação com a prefeita", afirma Batalha. "A política em Boa Vista é controlada há alguns anos pelo grupo do senador Romero Jucá, diferentemente do Estado de Roraima onde este grupo não conseguiu se instalar como ator principal. A oposição a ela está fragmentada."

Teresa Surita foi procurada, mas não atendeu aos pedidos de entrevista da reportagem.

CAMPANHAS

Para chegar aos 200 mil eleitores, Judiciário, Legislativo e Executivo de Roraima se juntaram em uma campanha de registro de títulos em Boa Vista. O principal foco eram os jovens de 16 e 17 anos.

Coordenador da mobilização, o juiz Aluizio Ferreira diz que a mudança traz "maior representatividade" ao vencedor da eleição. "Geralmente o prefeito ou a prefeita se elegia com 30% ou 35% dos votos", afirma.

Em outras cidades, nem sempre campanhas similares funcionaram. Governador Valadares (MG) encampou uma em 2012, lançada pela Câmara de Vereadores, com palestras e distribuição de panfletos em escolas. Mas a cidade só chegou aos 200 mil eleitores esse ano.

Em 2015, entidades de São José dos Pinhais (PR), como igrejas e OAB, também incentivaram o registro de títulos na cidade, que, com 170 mil eleitores, não chegou ao patamar mínimo.

"Somos uma cidade muito dependente politicamente de Curitiba. Com segundo turno, o município passaria a ser mais respeitado dentro do Estado", diz o presidente da OAB local, Jaiderson Rivarola.

Em 2016, ainda podem ter segundo turno pela primeira vez as cidades de Caruaru (PE), Caucaia (CE), Santa Maria (RS) e Santarém (PA).

NOVATAS DO 2º TURNO - Quais são as cidades que ultrapassaram os 200 mil eleitores neste ano

Todas os municípios com o segundo pleito

ANANINDEUA (PA)
ANÁPOLIS (GO)
APARECIDA DE GOIÂNIA (GO)
ARACAJU (SE)
BARUERI (SP)
BAURU (SP)
BELÉM (PA)
BELFORD ROXO (RJ)
BELO HORIZONTE (MG)
BETIM (MG)
BLUMENAU (SC)
BOA VISTA (RR)
CAMPINA GRANDE (PB)
CAMPINAS (SP)
CAMPO GRANDE (MS)
CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ)
CANOAS (RS)
CARAPICUÍBA (SP)
CARIACICA (ES)
CARUARU (PE)
CASCAVEL (PR)
CAUCAIA (CE)
CAXIAS DO SUL (RS)
CONTAGEM (MG)
CUIABÁ (MT)
CURITIBA (PR)
DIADEMA (SP)
DUQUE DE CAXIAS (RJ)
FEIRA DE SANTANA (BA)
FLORIANÓPOLIS (SC)
FORTALEZA (CE)
FRANCA (SP)
GOIÂNIA (GO)
GOVERNADOR VALADARES (MG)
GUARUJÁ (SP)
GUARULHOS (SP)
ITAQUAQUECETUBA (SP)
JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE)
JOÃO PESSOA (PB)
JOINVILLE (SC)
JUIZ DE FORA (MG)
JUNDIAÍ (SP)
LIMEIRA (SP)
LONDRINA (PR)
MACAPÁ (AP)
MACEIÓ (AL)
MANAUS (AM)
MARINGÁ (PR)
MAUÁ (SP)
MOGI DAS CRUZES (SP)
MONTES CLAROS (MG)
NATAL (RN)
NITERÓI (RJ)
NOVA IGUAÇU (RJ)
OLINDA (PE)
OSASCO (SP)
PELOTAS (RS)
PETRÓPOLIS (RJ)
PIRACICABA (SP)
PONTA GROSSA (PR)
PORTO ALEGRE (RS)
PORTO VELHO (RO)
PRAIA GRANDE (SP)
RECIFE (PE)
RIBEIRÃO PRETO (SP)
RIO BRANCO (AC)
RIO DE JANEIRO (RJ)
SALVADOR (BA)
SANTA MARIA (RS)
SANTARÉM (PA)
SANTO ANDRÉ (SP)
SANTOS (SP)
SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
SÃO GONÇALO (RJ)
SÃO JOÃO DE MERITI (RJ)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)
SÃO LUÍS (MA)
SÃO PAULO (SP)
SÃO VICENTE (SP)
SERRA (ES)
SOROCABA (SP)
SUZANO (SP)
TABOÃO DA SERRA (SP)
TAUBATÉ (SP)
TERESINA (PI)
UBERABA (MG)
UBERLÂNDIA (MG)
VILA VELHA (ES)
VITÓRIA (ES)
VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
VOLTA REDONDA (RJ)


Endereço da página:

Links no texto: