Folha de S. Paulo


Reeleição de Michel Temer em 2018 deixa de ser tabu no governo

Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 16.05.2016. O presidente interino da República, Michel Temer, dá entrevista exclusiva para a Folha sobre a o política de seu governo. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) PODER *** ESPECIAL ***
O presidente interino, Michel Temer, em entrevista exclusiva à Folha

Aos menos três ministros proeminentes do presidente interino mencionam, em conversas reservadas, o nome de Michel Temer (PMDB) para disputar a eleição de 2018 no caso de êxito de sua gestão na confirmação do impeachment de Dilma Rousseff.

O assunto é tratado nos bastidores e com discrição, por dois motivos. Primeiro, Temer ainda não superou o período de interinidade, status que só perderá se o Senado decidir pela condenação da petista.

Outro ponto está na animosidade de partidos hoje fundamentais à estabilidade do novo governo com o tema.

Para atrair à sua base de apoio siglas como PSDB, DEM e PSB, Temer se comprometeu a não disputar a reeleição em 2018. Inclusive, às vésperas da apreciação do afastamento de Dilma na Câmara, sinalizou que poderia formalizar sua intenção enviando ao Congresso uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) propondo o fim da reeleição no Brasil.

Mas a avaliação corrente entre aliados e assessores do peemedebista é a de que, caso ele consiga emplacar marcas e melhorar a avaliação do governo até 2018, estará naturalmente credenciado para disputar a reeleição, mesmo que hoje não admita isso publicamente.

IMAGEM

Um grupo que atua para nortear a comunicação de Temer e do PMDB prevê que, só com o fim do processo de impeachment e a possível afirmação dele como titular do Planalto, ele consiga melhorar no curto prazo sua avaliação positiva entre cinco e oito pontos percentuais –segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada este mês, só 14% consideram a gestão do interino ótima ou boa.

Nos cálculos de aliados, a eventual candidatura ganhará força se o peemedebista conseguir elevar a mais 50% a aprovação ao governo nos próximos dois anos.

Nesse cenário, o nome dele poderia ser apresentado por integrantes do próprio governo e do PMDB como uma alternativa segura para "evitar a fragmentação da base aliada" durante a eleição.

Esse argumento seria reforçado pela avaliação de que o lançamento de candidaturas próprias de diferentes siglas hoje alinhadas ao governo –como PSDB, PSB e DEM– poderia beneficiar nomes do campo oposicionista, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marina Silva (Rede).

MELINDRE

Há ainda uma outra preocupação entre os defensores dessa tese, que é a de não melindrar com rumores os potenciais candidatos que já existem no governo do interino, entre eles o chanceler José Serra (PSDB) e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD).

Ambos têm função de proa na administração peemedebista e contam com a possibilidade de usar o desempenho no governo como cartão de visitas caso entrem no páreo pelo Planalto.

O desenho dá ainda mais força para a aproximação entre as cúpulas do PMDB e do PSD, conduzida por Temer e pelo ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), presidente do segundo partido.

Amigo de Serra há anos e fiador da filiação de Meirelles à sua legenda, Kassab terá de equilibrar os interesses de ambos até a próxima disputa nacional, quando PMDB e PSD querem se firmar, juntos, como o grupo político que vai furar a polarização entre PT e PSDB.

Pessoas próximas a Serra afirmam que o ministro tem clareza que, no caso de um sucesso extremo da gestão Temer, seria natural a pressão para que o interino se apresentasse à reeleição.

Em todo caso, como o interino já se comprometeu a não disputar em 2018, a ideia é que ele siga negando a iniciativa e seja mantido a uma distância segura da articulação, atribuindo a ofensiva a aliados e auxiliares.


Endereço da página:

Links no texto: