Folha de S. Paulo


Ao lançar candidato em BH, Aécio diz que eleição será 'franciscana'

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 08.03.2016. O senador Aecio Neves e a lideranca nacional do PSDB ao conversarem com jornalistas em entrevista coletiva, no Palacio dos Bandeirantes, apos reuniao para decisao de uniformizar a postura do partido nas proximas semanas em relacao a crise politica. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, PODER). ***EXCLUSIVO***
Senador Aécio Neves em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou nesta quinta-feira (28) que as eleições municipais serão "franciscanas" por conta das mudanças nas regras de financiamento de campanhas.

Segundo ele, a proibição em receber contribuições de pessoas jurídicas é uma "inovação" e os políticos vão ter que "aprender com essa campanha".

"O fundo partidário será um apoio dos candidatos, mas não serão em nenhum lugar do país suficientes para viabilizar as campanhas e os candidatos terão que buscar, como determina a lei, contribuições pessoais dentro dos limites estabelecidos", afirmou, antes da convenção que lançou o deputado estadual João Leite (PSDB) como candidato a prefeito de Belo Horizonte.

"A sola do sapato e o conteúdo dos candidatos terão um valor e um peso muito mais relevantes do que outros pesos que tínhamos em outras campanhas."

Leite foi anunciado para a disputa após o PSDB romper aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que escolheu o executivo Paulo Brant (PSB) como candidato. Aécio foi o principal articulador do lançamento da candidatura de Lacerda em 2008.

A convenção tucana foi marcada por exaltações ao fato de Leite ser belo-horizontino e conhecer bem a cidade –uma provocação ao fato de Brant ser de Diamantina (MG).

Segundo Aécio, Leite "não se perderá" nas ruas da cidade durante a campanha. Tanto Aécio como o senador Antonio Anastasia também destacaram a "lealdade" do deputado estadual.

Na capital mineira, o partido já fechou alianças com o PP, DEM, PTB e PPS. O ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP) coordenará a campanha.

Segundo o presidente do partido em Minas, deputado federal Domingos Sávio, Aécio também pretende usar a eleição municipal como um "momento de afirmação" para uma possível candidatura à Presidência em 2018.


Endereço da página: