Folha de S. Paulo


Movimentos populares terão candidatos a vereador em São Paulo

Divulgação/Jessica Nolte/Divulgação
Fernando Holiday, lider do MBL Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***Marina Helou, pre-candidata da Rede a vereadora em Sao Paulo. Ela faz parte do movimento Bancada Ativista. E a primeira vez que concorre a eleicao Foto: Jessica Nolte/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Fernando Holiday, do MBL, e Marina Helou, da Bancada Ativista, que vão concorrer ao cargo de vereador em São Paulo

Nascidos nas redes sociais e alimentados por jovens, movimentos populares planejam usar as eleições deste ano para lançar candidatos pela primeira vez e ocupar o espaço da política partidária tradicional.

Os candidatos, obrigados a se abrigar em um partido existente –e com as siglas em baixa–, prometem que, se eleitos, se manterão fiéis ao grupo em que militam.

É o caso do Movimento Brasil Livre (MBL) que se notabilizou ao liderar manifestações a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) em diversas cidades do Brasil. No mês passado, Fernando Holiday, um dos fundadores do movimento, oficializou sua pré-candidatura a vereador em São Paulo pelo DEM.

"Tem que haver uma mínima compatibilidade do candidato com o partido", diz Holiday. "De qualquer forma o comprometimento maior é sempre com o movimento", acrescenta.

Na outra ponta do espectro político, nomes da esquerda com atuação já consolidada na sociedade civil se reuniram em torno da Bancada Ativista, movimento que apoia nove candidatos a vereador em São Paulo –seis deles novatos na política.

Apesar de suprapartidária, a Bancada só reuniu até hoje candidatos da Rede e do PSOL, partidos que estão entre os vetados para candidaturas no MBL. O grupo anti-Dilma lançará nomes pelo PSC, DEM, PSDB e PMDB.

"Os princípios da Bancada e da Rede, em sua essência, são convergentes", diz Marina Helou, que se candidata pela primeira vez. "A conciliação entre esses interesses não será um problema", afirma.

Enquanto o MBL exige dos candidatos membros um compromisso com o liberalismo e austeridade, a Bancada requer engajamento com direitos humanos, diminuição da desigualdade social e defesa do Estado Democático de Direito. O combate à corrupção é o ponto que unifica os discursos dos movimentos.

Ambos os movimentos pretendem participar da campanha apoiando a comunicação e a divulgação de seus candidatos, mas sem necessidade de envolvimento direto na busca por financiamento. As novas regras eleitorais determinam que doações só podem ser feitas por pessoas físicas e, para candidatos a vereador de São Paulo, o teto de arrecadação é de R$ 3,2 milhões.

"Como eu já tenho participação em movimento que já fez grandes manifestações, a minha campanha vai acabar sendo barata e, nesse sentido, vou acabar sendo favorecido", diz Holiday.

O MBL pretende recorrer a quem já doou ao movimento para que também ajudem com a campanha.

CONVIVÊNCIA

Os dois movimentos têm o desafio comum de passar do discurso à prática e viabilizar a relação entre os partidos tradicionais e a "política do século 21", que segundo os ativistas, seria construída em rede com o auxílio da tecnologia.

"Experimentos como o da Bancada Ativista não surgem para substituir os partidos, mas para ampliar as possibilidades de participação da sociedade na política institucional", diz nota enviada pelo movimento à Folha.

Segundo Pedro Floriano Ribeiro, professor visitante na Universidade de Cambridge (Inglaterra) e professor de ciência política da Universidade Federal de São Carlos, movimentos e partidos saem ganhando nessa aliança.

Segundo Floriano, não há experiências bem sucedidas de democracia representativa sem os partidos, e os movimentos precisam deles para implantar conseguir influenciar em decisões –do contrário, só conseguem fazer barulho.

"A aproximação com os movimentos pode ajudar alguns partidos a ganharem mais representatividade, aproximando-se de um eleitorado jovem que estava meio arredio em relação à política representativa mais tradicional", diz.

Além disso, afirma Floriano, com a campanha mais curta por causa da Olimpíada e com menos recursos, os partidos optam por lançar candidatos-celebridade, que já são conhecidos ao menos nas redes sociais.

"O grande desafio dos movimentos é influir nas decisões públicas sem perder a vitalidade de suas conexões societárias, mantendo o influxo que vem da sociedade. Paradoxalmente, o desafio aumenta quanto mais o movimento tem sucesso ao se fazer ouvir nas instituições de governo", afirma o professor.


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