Folha de S. Paulo


Número de eleitores com 16 e 17 anos cai 20% em quatro anos

Na contramão do acirramento dos debates no país e das manifestações históricas dos últimos três anos, um grupo parece cada vez mais distante da política: os eleitores com 16 e 17 anos.

O tamanho do eleitorado com essa faixa de idade neste ano, na qual o voto é facultativo, caiu 20% na comparação com a eleição municipal anterior, em 2012. Eram 2,9 milhões de brasileiros há quatro anos e agora são 2,3 milhões, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral divulgados nesta segunda-feira (25).

Segundo o IBGE, a população do país com essa idade se manteve praticamente estável no período.

Desde 2013, o país assistiu a grandes mobilizações de jovens, como os protestos de junho contra o aumento da tarifa e as ocupações em escolas públicas que começou em São Paulo em 2015 e se espalhou para outros Estados, como o Rio.

Ainda assim, a quantidade de adolescentes com essa idade que irão às urnas caiu para o mesmo patamar de 1992, quando a população do país era bem menor.

A Justiça Eleitoral e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas até tentaram incentivar os jovens dessa idade a fazer o título eleitoral. A entidade estudantil promoveu uma campanha chamada "Se Liga, 16", buscando aumentar a participação de uma faixa da população considerada pouco representada.

Mas só um terço dos 6,8 milhões de brasileiros com essa faixa de idade decidiu fazer o título neste ano –em Brasília não haverá eleição.

PROTESTOS DE RUA

Nos atos que antecederam neste ano o afastamento da presidente Dilma Rousseff, em maio, pesquisas do Datafolha já haviam detectado o distanciamento dos jovens das manifestações contra e a favor da petista.

No maior dos protestos contra Dilma em São Paulo, que reuniu 500 mil pessoas em 13 de março, a média de idade dos participantes foi de 45,5 anos. No maior ato a favor da presidente, com 95 mil pessoas naquela mesma semana, a média foi de 38,9 anos.

O professor de ciência política Milton Lahuerta, que coordenou um projeto de Parlamento Jovem na Unesp de Araraquara (SP), diz que o desinteresse do eleitorado com 16 e 17 anos possivelmente reflete um "sentimento antipolítica" que se espalhou por todos os setores da sociedade e que também é expressado nas manifestações.

Em 2014, 20% dos eleitores se abstiveram nas eleições.

"A forma como a política profissional está se desenvolvendo não vem atendendo às expectativas da sociedade. E também há uma lógica econômica que faz com que o tempo da política seja visto como algo anacrônico, que não vale a pena", diz.


Endereço da página: