Folha de S. Paulo


Haddad proíbe Fiesp de exibir bandeira do Brasil em telão

Joel Silva - 18.set.2008/Folhapress
Bandeira do Brasil cobre a fachada do prédio da Fiesp na av. Paulista, em São Paulo
Bandeira do Brasil cobre a fachada do prédio da Fiesp na av. Paulista, em São Paulo

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) está proibida de projetar a bandeira nacional no painel digital da sua sede, na av. Paulista (região central).

A decisão foi tomada por integrantes da CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), da Prefeitura de São Paulo, após concluírem que a exibição fere a Lei Cidade Limpa, já que o seu uso é feito com cunho político. Em abril, a Fiesp já havia sido impedida pela gestão Fernando Haddad (PT) de exibir frases como "Fora, Dilma" e "Impeachment Já".

"A bandeira pode ser colocada, mas se houver um contexto. Da maneira como está sendo usada é com cunho político", disse Lao Napolitano, representante da associação A Cidade Precisa de Você, que participou da votação da CPPU.

O grupo também determinou que o painel deverá ficar apagado nos intervalos das mostras. Segundo Napolitano, é uma maneira de tirar a poluição visual da avenida.

Em caso de descumprimento, a multa é de 10 mil, com R$ 1.000 de acréscimo para cada metro quadrado excedente do tamanho permitido, conforme a lei. A Fiesp considerou a restrição "censura à galeria ao céu aberto", que "desde 2012 democratiza a arte".


Endereço da página: