Folha de S. Paulo


Temer telefona para Maia e Rosso para parabenizá-los pelo resultado

Com o resultado da eleição à sucessão da Câmara dos Deputados, o presidente interino, Michel Temer, telefonou no início da madrugada desta quinta-feira (14) para Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF) para parabenizá-los pelo desempenho na disputa parlamentar.

O peemedebista deixou recado para ambos logo após o anúncio do resultado da vitória do democrata para o comando da Casa Legislativa. Na mensagem, fez questão de parabenizá-los pelo desempenho e reafirmou a necessidade de unidade da base aliada.

Mais tarde, ambos retornaram a ligação ao peemedebista, que marcou encontro com Rodrigo Maia nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, no início da tarde. Na reunião, o presidente interino pedirá apoio a uma agenda de unidade nacional e solicitará celeridade em propostas do governo federal.

Nas palavras de um assessor presidencial, o presidente interino precisará desde já iniciar relação de confiança com o vencedor, uma vez que, caso Dilma seja afastada definitivamente, ele atuará como vice-presidente, assumindo o comando do país durante viagens internacionais.

Na companhia de auxiliares e assessores próximos, o presidente interino acompanhou a sessão parlamentar do gabinete presidencial pela televisão.

CURAR FERIDAS

Com a escolha, o peemedebista iniciará mobilização para curar as feridas deixadas pela disputa parlamentar dentro da base aliada. Para o dia seguinte, definiu que terá de identificar os focos de insatisfação dentro da base aliada para garantir a aprovação da agenda econômica de interesse do Palácio do Planalto.

O governo interino pretende aprovar ainda neste ano projetos considerados estratégicos para recuperar a confiança e retomar o crescimento, como a proposta do teto para os gastos públicos, a renegociação das dívidas estaduais e as reformas previdenciária e trabalhista.

Como são polêmicos, os temas precisarão de uma base aliada coesa para serem aprovados. Por isso, na avaliação de assessores e auxiliares presidenciais, não há como perder tempo e é necessário buscar desde já deputados federais insatisfeitos ou irritados com o resultado da eleição.


Endereço da página:

Links no texto: