Folha de S. Paulo


Luiza Bairros, ex-ministra da Igualdade Racial, morre aos 63 anos

Beto Barata - 13.mar.2014/Folhapress
BRASÍLIA DF, BRASIL, 13-03-2014: A presidente Dilma Rousseff e a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, durante encontro no Palácio do Planalto com representantes do movimento negro. (Foto: Beto Barata/Folhapress, PODER)
A presidente Dilma Rousseff e a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, durante encontro no Palácio do Planalto com representantes do movimento negro

A ex-ministra Luiza Helena Bairros, que comandou durante o primeiro governo Dilma Rousseff a Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial, morreu na manhã dessa terça-feira (12) em Porto Alegre.

Bairros tinha 63 anos e enfrentava um câncer de pulmão. As informações são do diretório municipal do PT em Porto Alegre.

A ex-ministra comandou a Igualdade Racial entre 2011 e 2014. Ela foi responsável por criar o Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), voltado à implementação de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais.

Nascida em Porto Alegre, Bairros formou-se em administração pública pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e completou doutorado em sociologia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Em sua página oficial no Facebook, a presidente afastada Dilma Rousseff lamentou a morte da ex-ministra.

"Luiza foi uma incansável militante da causa negra e da democracia brasileira. Sua obra permanece viva e continua sendo um símbolo da luta contra o preconceito e em favor das melhores causas da vida política nacional. Meus sentimentos à família, aos amigos e companheiros de luta. Estejam certos que sua lembrança guiará a todos nós na luta pela igualdade racial e de gênero", afirmou.

O velório será ainda nesta terça (12), às 20h, no cemitério João 23, em Porto Alegre (RS). Nesta quarta (13), continuará a partir das 16h na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, também na capital. O sepultamento será na quinta-feira (14), na capela 9 do cemitério João 23.


Endereço da página: