Folha de S. Paulo


Candidatos na Câmara iniciam campanha com panfletos e promessas

Com a previsão de eleição para a presidência da Câmara na quarta-feira (13), os candidatos começaram a se movimentar para conquistar o voto dos demais parlamentares.

Apesar de só ter confirmado que será candidato nesta segunda-feira (11), o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), já tem um panfleto eletrônico para enviar a seus eleitores.

O deputado pelo DF promete, entre outras coisas, valorizar e garantir a autonomia do Legislativo, ampliar o diálogo entre os Poderes, valorizar o colégio de líderes e definir pautas com antecedência, racionalizar os horários das sessões deliberativas.

Rosso, que é um dos favoritos na disputa, afirmou a intenção de racionalizar papel, mas quer imprimir adesivos para os apoiadores. Disse que pretende, após submeter o panfleto à sua base na Câmara, enviá-lo a todos os parlamentares da Casa por WhatsApp pedindo votos.

Ele não é o único com plataforma de campanha. Considerado seu principal adversário, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) contou que ainda não finalizou seu panfleto, mas que não pretende fazer nada "grande".

Segundo disse, sua prioridade é aprovar a agenda econômica do governo Temer. Quer também discutir a crise política e o sistema eleitoral, o que propõe, seja feito em conjunto com o Senado. Tem pautado sua campanha na "construção do diálogo e do respeito ao espaço das minorias".

Cristiane Brasil (PTB-RJ) também preparou panfleto e está conversando com todos que encontra nos corredores acompanhada de modelos. No papel, promete aumentar pautas de participação popular, respeito aos partidos de oposição. Quer ainda priorizar as pautas de estado para retomar a autonomia e o emprego, além da independência com responsabilidade.

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) colocou um grupo para andar com balões de gás hélio na cor da sua campanha, roxo e verde, pela Câmara. Além da tradicional promessa de independência da Casa e compromisso com a governabilidade, o deputado fala em "fim das votações na madrugada", um marco da gestão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O primeiro-secretário da Mesa, Beto Mansur (PRB-SP), confirma a intenção de ser candidato, embora ainda não tenha registrado a candidatura. Ele, contudo, diz que não precisa de panfleto para convencer seus pares. "Todos me conhecem e sabem o que eu quero fazer aqui. Vamos na base da conversa".


Endereço da página:

Links no texto: