Folha de S. Paulo


Em liminar, STJ manda soltar Cachoeira e Cavendish

Fotomontagem
O empresário Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira tem cabelo raspado
O empresário Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira tem cabelo raspado

Uma decisão liminar (provisória) do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou nesta sexta-feira (8) que sejam colocados em liberdade os presos da Operação Saqueador, um desdobramento da Lava Jato que investiga o desvio de dinheiro em obras públicas.

O ministro Nefi Cordeiro atendeu a um pedido da defesa do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinho Cachoeira, e determinou a extensão da medida aos outros presos: o ex-dono da Delta Fernando Cavendish, e aos empresários Adir Assad, Marcelo Abbud e Cláudio Abreu que estão no presídio Bangu 8, no complexo penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro.

Cordeiro determinou que a Justiça do Rio avalie a necessidade do uso de medidas cautelares, como prisão domiciliar e eventual proibição de contato com outros investigados.

O advogado de Cachoeira, Cleber Lopes, questionou a decisão do desembargador Paulo Espírito Santo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que anulou a prisão domiciliar que tinha sido concedida aos cinco presos. Eles poderão ir para casa mesmo sem o uso de tornozeleira eletrônica.

Os presos são acusados de integrar um esquema que, segundo o Ministério Público Federal, envolveu 18 empresas de fachada para lavar ao menos R$ 370 milhões de dinheiro público recebidos pela Delta.


Endereço da página:

Links no texto: