Folha de S. Paulo


Maranhão demite chefe da área legislativa da Câmara aliado de Cunha

Alan Marques/Folhapress
 presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), durante sessão no plenário da Câmara
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), durante sessão da Câmara

O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), demitiu na manhã desta sexta-feira (8) o diretor da Secretaria-Geral da Mesa, Silvio Avelino, que havia sido colocado no cargo por Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A saída ocorre um dia após a renúncia do peemedebista, a quem Avelino sempre foi fiel.

A Folha apurou que Maranhão se irritou com o respaldo técnico dado por Silvio Avelino na quinta (7) que permitiu a líderes aliados a Cunha passarem por cima de sua decisão e convocar a sessão para eleger o sucessor do peemedebista na terça (12), e não na quinta (14), como queria o pepista.

Os aliados de Cunha marcaram essa sessão para o mesmo horário em que a Comissão de Constituição e Justiça votaria o recurso de Cunha, último passo antes da votação de sua cassação no plenário da Câmara. O objetivo deles é inviabilizar a sessão da CCJ, que não pode ser realizada no mesmo horário de uma sessão de eleição no plenário.

Com a troca na Secretaria-Geral, Maranhão indica que vai tentar derrubar essa sessão de terça. Ele cogita colocar no cargo, inclusive, um assessor legislativo ligado ao PT.


Endereço da página:

Links no texto: