Folha de S. Paulo


'Cão presidencial', Thor muda com a família Temer para Brasília

Raphael Ribeiro - 11.mai.2016/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 11-05-2016, 12h00: Marcela temer chegando no Palacio do Jaburu . (Foto: Raphael Ribeiro - 11.mai.2016/Folhapress, PODER)
Marcela Temer no Palácio do Jaburu, em Brasília

Por questões de segurança e para ficar mais perto das negociações políticas nesta reta final do impeachment, o presidente interino, Michel Temer, trouxe a família para morar no Palácio do Jaburu. Na segunda-feira (04), Temer voltou de São Paulo na companhia da mulher, Marcela, do filho Michelzinho e de Thor, o cachorro da família.

Segundo assessores, Thor, da raça golden retriever, é um cão dócil. Por enquanto, afirmam, o cachorro presidencial só representa uma ameaça para as emas do Palácio do Jaburu.

O cão morava com Temer, Marcela e Michelzinho na casa do presidente interino em São Paulo, no bairro Altos de Pinheiros, que deixa de ser a residência fixa da família, que agora assumirá o Jaburu como sua principal moradia. Thor foi adquirido há cerca de seis anos para fazer companhia principalmente para Michelzinho, 7.

Nos planos iniciais, Temer traria a família para morar em Brasília apenas depois do julgamento final do impeachment, previsto para final de agosto. Mudou de planos, primeiro, depois que sua mulher e filho foram alvo de protestos na casa de Alto de Pinheiros.

O outro motivo para a mudança é que Temer avalia que terá de passar mais tempo na cidade a partir de agora porque as negociações políticas devem ser intensificadas diante da aproximação da votação do impeachment. Segundo assessores, o presidente interino sente necessidade de estar mais presente na cidade e não quer ficar longe da família.

A maior parte da mudança, contudo, só será deslocada de São Paulo a Brasília após a votação final do impeachment, uma vez que o peemedebista deverá se mudar para o Palácio da Alvorada.

Temer e Marcela já até escolheram uma escola da capital federal para Michelzinho estudar. Eles o matricularam na Escola das Nações, uma unidade de ensino bilíngue. Segundo o calendário norte-americano, as aulas do garoto devem ter início em agosto, uma vez que o ano letivo tem início na metade do ano.

NEGO

Afastada do cargo, Dilma Rousseff também conta com cães de estimação no Palácio da Alvorada. Ela tem a companhia na residência oficial do labrador Nego e da dachshund Fafá.

O primeiro, já com 13 anos, foi herdado do ex-ministro José Dirceu, que deixou o cachorro na residência oficial da Casa Civil e acabou sendo adotado pela petista.

O animal estrelou inclusive a primeira propaganda eleitoral de Dilma na campanha presidencial de 2010, em uma tentativa de humanizar a imagem da petista.

A cadela, por sua vez, foi encontrada por Dilma na rua em uma de suas caminhadas matinais e acabou também sendo adotada.

A petista se diz apaixonada por cachorros e já chegou a afirmar que, se pudesse, teria dezenas deles.


Endereço da página:

Links no texto: