Folha de S. Paulo


Inquérito que apura se Pedro Paulo agrediu ex-mulher deverá ouvir perito

Apesar do pedido da Polícia Federal para encerrar o inquérito que apura se o deputado federal e o pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Pedro Paulo (PMDB) agrediu sua ex-mulher, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux determinou que um perito ainda seja ouvido no caso.

Fux atendeu a um parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendendo que seja tomado o depoimento do perito Francisco José Alexandre Mourão, que fez os exames em Alexandra Marcondes, ex-mulher do deputado e pré-candidato. O depoimento deve ocorrer no dia 12, na Justiça Federal.

No mês passado, a PF enviou ao STF um relatório defendendo o encerramento do caso. Segundo o documento assinado pelo delegado Luciano Leiro, os elementos reunidos durante as investigações não justificam a continuidade da apuração contra o deputado.

O delegado argumenta que os laudos apresentados das perícias realizadas à época dos fatos "não possibilitam com a certeza devida, constatar como os fatos ocorreram".

Leiro cita ainda que os depoimentos de Alexandra e de Ana Paula, empregada do casal na época da suposta agressão, "reforçam esse entendimento".

"Pelo exposto, opino pela não continuidade do presente apuratório em desfavor de Pedro Paulo", apontou o delegado.

De acordo com o relatório, Alexandra afirmou que "não houve agressão da parte de Pedro Paulo" e que registrou ocorrência policial porque foi orientada por seu advogado.

Questionada sobre o teor de seu depoimento anterior, ela afirmou que as "agressões ali descritas não condizem com os fatos e alegou que sua separação foi muito traumática, em razão da divisão de bens, e também que o marido não queria o divórcio, o que a deixou muito transtornada e a levando a dar aquelas declarações".

Alexandra também afirmou que "não tem desejo na continuidade do apuratório".

Ana Paula contou que "não presenciou qualquer agressão do parlamentar em Alexandra, que estava com a criança do casal na piscina e que, portanto, não tinha como presenciar os fatos. Em seu depoimento, ela disse que ao chegar ao apartamento "Alexandra estava transtornada e muito nervosa e que foi ela quem pediu a depoente para que dissesse das supostas agressões".

O relatório diz que Ana Paula justificou "que agiu assim se colocando no lugar da patroa".

Pedro Paulo deixou a Secretaria Executiva de Governo da prefeitura do Rio para se candidatar a prefeito.

Em 6 de fevereiro de 2010, Alexandra prestou queixa afirmando que acabara de ser vítima de socos e chutes do então marido, à época secretário municipal, após identificar indícios de traição. Um laudo identificou que um dente seu fora quebrado.

Na época, Ana Paula afirmou em depoimento ter presenciado a cena e confirmou a versão da patroa.


Endereço da página:

Links no texto: