Folha de S. Paulo


Policiais campeões de voto para deputado disputarão prefeituras

Zeca Ribeiro - 11.mai.16/Câmara dos Deputados
Reuniao Ordinaria. Dep. delegado Waldir (PSDB-GO) Data: 11/05/2016 Foto: Zeca Ribeiro / Camara dos Deputados ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O deputado Delegado Waldir (PR-GO), que vai concorrer à Prefeitura de Goiânia

Eles são policiais, campeões de votos nas últimas eleições para deputado e agora querem ser prefeitos de capitais. Empunhando as bandeiras da segurança e da defesa da família, preparam-se para disputar as eleições na condição de "outsiders", buscando superar candidatos de grupos políticos tradicionais.

Com candidaturas competitivas e pontuando bem nas pesquisas de opinião, estes "homens da lei" lançaram pré-candidaturas para comandar capitais como Fortaleza, Belém e Goiânia.

Conhecido como um dos mais inflamados opositores da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Congresso, o deputado Delegado Waldir (PR), 53, é um dos principais nomes da eleição em Goiânia.

Em 2014, foi o deputado federal mais votado da história de Goiás com 274 mil votos. Não conseguiu emplacar sua candidatura no PSDB do governador Marconi Perillo e migrou para o PR.

"Sou da linha conservadora, da família. Mas tenho um projeto amplo para melhorar a cidade e ter uma prefeitura eficiente, com menos secretarias", diz Waldir.

Ele afirma que, como especialista em condução de crises na polícia, está preparado para enfrentar as crises da segurança, da saúde e da educação em Goiânia. Uma das principais bandeiras será a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

Para compor chapa, Waldir escolheu o médico Zacharias Calil (PMB), famoso por comandar cirurgias para separar gêmeos siameses. "Segurança e saúde são os principais problemas. Por isso, a chapa será um delegado e um médico".

Em Belém, outro delegado que se tornou deputado federal mais votado de seu Estado é um dos principais nomes para disputar a capital.

Com 266 mil votos nas eleições de 2014, o Delegado Eder Mauro (PSD), 55, vai tentar romper a polarização entre os grupos do senador Jader Barbalho (PMDB) e do governador Simão Jatene (PSDB).

Membro da "bancada da bala", é um dos mais acirrados opositores do PT no Congresso. Ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, acusou o governo de querer "destruir" a família com propostas "de que criança troque de sexo e aprenda sexo nas escolas".

Eder Mauro responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) pelos crimes de extorsão e tortura. O crime teria ocorrido em 2009 e teria como vítimas um homem e seu filho, uma criança com dez anos na época. Ele nega as acusações.

SEGURANÇA

Para o cientista político Leonardo Barreto, da UnB, as votações expressivas destes candidatos são reflexo do problema da segurança pública, aliado ao declínio da esquerda. "São candidatos puxados pelo antipetismo e pelo problema da segurança, cada vez mais agudo nas capitais. Não à toa que são policiais", diz.

Em Fortaleza, desponta como candidato a prefeito o líder da greve da Polícia Militar em 2012, o Capitão Wagner (PR), 37. Deputado estadual mais votado da história do Ceará com 194 mil votos, Wagner disputará as eleições contra nomes tradicionais como o prefeito Roberto Cláudio (PDT), apoiado por Cid e Ciro Gomes, e a ex-prefeita Luiziane Lins (PT).

Para isso, firmou uma aliança com o PSDB do senador Tasso Jereissatti e promete chegar à prefeitura com a bandeira da segurança pública –para ele, um dever também dos municípios.

Mesmo sendo policial, afirma que não se considerar um conservador: tem a defesa da família como bandeira, mas diz respeitar os direitos dos homossexuais, por exemplo.

"Não tenho um mandato de esquerda, mas estou muito longe de um Jair Bolsonaro", afirma Wagner.

Na campanha eleitoral de 2014, foi acusado pelo então governador Cid Gomes (PDT) de "controlar uma milícia" na PM e de prender rivais para influenciar resultados nas urnas. Ele nega qualquer atuação irregular.

-

DE POLICIAL A PREFEITO
Deputados irão concorrer em três capitais em 2016

Delegado Waldir (PR)
Cidade: Goiânia (GO)
Cargo: Deputado federal
Votos em 2014: 274 mil
Deputado federal mais votado da história de GO, é um dos mais inflamados opositores de Dilma Rousseff

Delegado Eder Mauro (PSD)
Cidade: Belém (PA)
Cargo: Deputado federal
Votos em 2014: 266 mil
Deputado mais votado do PA, responde inquérito pelos crimes de extorsão e tortura. Ele nega as acusações

Capitão Wagner (PR)
Cidade: Fortaleza (CE)
Cargo: Deputado estadual
Votos em 2014: 194 mil
Deputado mais votado da história do CE, foi líder da greve da Polícia Militar em 2012


Endereço da página:

Links no texto: