Folha de S. Paulo


Temer diz que respeitou limites legais para campanhas e nega caixa dois

O presidente interino, Michel Temer, negou, por meio de nota oficial, ter feito qualquer pedido de "doação ilícita" para a campanha a prefeito de Gabriel Chalita, em São Paulo, como afirma em sua delação premiada o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

"Em toda sua vida pública, o presidente em exercício Michel Temer sempre respeitou estritamente os limites legais para buscar recursos para campanhas eleitorais", afirma a nota à imprensa divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

O texto diz que Temer "jamais permitiu arrecadação fora dos ditames da lei, seja para si, para o partido e, muito menos, para candidatos que, eventualmente, apoiou em disputas".

A nota termina afirmando que "é absolutamente inverídica a versão de que teria solicitado recursos ilícitos ao ex-presidente da Transpetro", acrescentando que Sérgio Machado era "pessoa com quem mantinha relacionamento apenas formal e sem nenhuma proximidade".

Em seus termos de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou que o presidente interino negociou com ele recursos ilícitos para a campanha de Gabriel Chalita, então candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo em 2012.

Segundo Machado, o acerto do repasse ocorreu em setembro de 2012 na Base Aérea de Brasília.

Michel Temer disse a assessores não se recordar de ter se encontrado com Sérgio Machado na Base Aérea. Admite, porém, ter estado com ele tanto no Palácio do Jaburu como na Vice-Presidência.

Lalo de Almeida/Folhapress
BRASIL. SP. SAO PAULO. 24/06/2012. 12:30. O candidato a prefeito pelo PMDB Gabriel Chalita e o vice-presidente da Republica Michel Temer durante a Convencao Municipal do PMDB na praca da Se que o escolheu como candidato do partido as eleicoes municipais. ( Foto: Lalo de Almeida/ Folhapress. PODER )
Gabriel Chalita e Temer durante campanha em 2012

Endereço da página:

Links no texto: