Folha de S. Paulo


Índio é morto e outros cinco são feridos em confronto no MS

O hospital São Mateus, em Caarapó (MS), confirmou que um índio foi morto e outros cinco feridos a bala, incluindo uma criança, na barriga, nesta terça-feira (14) após um ataque feito por fazendeiros da região a barracos montados pelos índios na fazenda Ivu, a 20 km da cidade.

Os índios entraram na área neste domingo (12), reivindicando-a como terra tradicional guarani-kaiowá. Os feridos foram atendidos em hospitais de Caarapó e Dourados.

O secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde em Brasília, Rodrigo Rodrigues, informou que a vítima é o agente de saúde indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos, da etnia guarani-kaiowá.

"O jovem agente foi morto covardemente por homens armados que atiraram em cerca de mil indígenas, incluindo quatro agentes de saúde indígena, que estavam reunidos no território próximo à aldeia Teikuê quando foram surpreendidos por homens armados em aproximadamente 60 veículos (caminhonetes)", afirmou, em nota.

"Houve um ataque de fazendeiros, usaram balas de borracha e balas de verdade", disse o professor indígena Eliel Benites, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Segundo Benites, alguns índios "foram tomados como reféns" e o conflito ainda estaria em andamento na área, considerada pelos índios como terra tradicional e denominada de Amambaipeguá 1.

A Folha conversou com um dos índios guarani-kaiowá que está na localidade –e pediu para não ser identificado. Ele diz que está sitiado pelos fazendeiros desde o início da manhã desta terça.

Segundo o índio, os fazendeiros haviam deixado o local nesta segunda (13) após a Polícia Federal ter negociado que o gado seria retirado do terreno, mas voltaram para uma "emboscada", com armamento pesado e caminhonetes.

Os índios aguardam o retorno da PF ao local. Eles dizem que pretendem sepultar o amigo morto dentro fazenda.

OCUPAÇÃO

Entre 80 e 100 indígenas ocuparam a região no último domingo, disse Benites. De acordo com a Polícia Militar, o conflito aconteceu após os índios tentarem entrar em uma segunda fazenda, o que teria provocado reação dos fazendeiros.

"Ambos os lados estão armados, mas os fazendeiros estão mais escondidos, acho que por isso os índios não conseguiram atingi-los. Uma guarnição nossa esteve no local e foi rendida pelos índios, mas conseguiu ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros", disse o tenente-coronel Carlos Silva.

A Folha apurou que após o primeiro confronto, um grupo de índios rendeu três policiais militares e os espancou com pedaços de madeira. A guarnição da PM foi à região para averiguar a extensão do conflito e acompanhar uma equipe do Corpo de Bombeiros que foi socorrer as vítimas do tiroteio, mas acabou cercada pelos guarani-kaiowá.

Fotografias obtidas pela Folha mostram policiais com várias marcas vermelhas pelo corpo –um deles tem a cabeça enfaixada. Os PMs foram atendidos no hospital de Caarapó e não correm risco de morte.

Um policial militar contou, em uma rede social, que os índios ficaram com três pistolas, uma escopeta, algemas e onze carregadores pertencentes à PM. A informação de que os índios agora estão armados elevou a tensão na região. Equipes da Polícia Federal de Dourados (MS) foram deslocadas ao local do confronto.

De acordo com Silva, novas trocas de tiro podem acontecer e o clima na região é muito hostil.

O local do conflito foi uma das áreas declaradas como terra indígena nas últimas semanas da gestão da presidente Dilma Rousseff, afastada em 12 de maio para responder a processo de impeachment. Com Michel Temer no poder, lideranças indígenas temem revogação.

Segundo a Funai divulgou na época, a terra tem 55,5 mil hectares e iria atender cerca de 5,8 mil indígenas guarani-kaiowá de quatro comunidades diferentes entre os municípios de Caarapó, Laguna Caarapã e Amambai, todos no MS.

OUTRO LADO

O ministro da Justiça, Alexandre de Mores, informou por meio de sua assessoria que determinou "rigorosa" apuração dos fatos. Esse é o primeiro conflito com mortos e feridos em terra indígena desde a posse do presidente interino, Michel Temer, em maio.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena informou que o "processo de retomada das terras da região" havia sido concluído na última semana e que, no momento do conflito, os índios se reuniam para definição de ações para atendimento de saúde.

Citando lideranças indígenas locais, afirmou que os homens teriam atirado sem aviso prévio, alegando que o território era de propriedade privada.

"A Sesai repudia veementemente tais atitudes que afrontam a democracia, os valores cidadãos e os direitos humanos conquistados em nosso país e que desabonam a construção de um país verdadeiramente pluriétnico e multicultural", disse, em nota.

O advogado Gustavo Passarelli, assessor jurídico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que representa 69 sindicatos com cerca de 55 mil produtores rurais, disse que a entidade tem orientado seus filiados a "ficarem dentro da legalidade, aguardar as decisões do Poder Judiciário" e evitar "qualquer ação que envolva violência". Ele disse não ter informações sobre o conflito desta terça-feira (14) em Caarapó e, por isso, não iria se manifestar.

Segundo Passarelli, a publicação do relatório de demarcação da terra indígena, pela Funai, no último dia do governo Dilma, "trouxe grande instabilidade na região". De acordo com Passarelli, cerca de cem produtores rurais da região de Caarapó "foram prejudicados" pelo relatório da Funai e vão contestá-lo judicialmente e no processo administrativo que passa a tramitar no Ministério da Justiça.

Procurado, o presidente do Sindicato Rural de Caarapó não foi localizado pela Folha. Foram deixados recados em sua casa e na sede do sindicato.

Lela Beltrão/Folhapress
Garota da comunidade Tenondé Porã, em SP; grupo teve demarcação recente

Endereço da página:

Links no texto: