Folha de S. Paulo


Com tornozeleira eletrônica, 'Japonês da Federal' volta para casa

Giuliano Gomes -28.nov.2015/Folhapress
CURITIBA, PR 28/11/2015 - O agente da Polícia Federal Newton Hidenori Ishii é um dos rostos mais conhecidos e inusitados da Operação Lava-Jato. Todo preso que chega na carceragem de Curitiba, ou é transferido, aparece ao lado do policial em toda e qualquer foto. Foi assim com José Carlos Bumlai, Marcelo Odebrecht, João Vaccari Neto, Pedro Corrêa, Ricardo Pessoa... Todos com Ishii, que quase sempre está de óculos escuros e colete. Foto: Giuliano Gomes *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O agente federal Newton Ishii, conhecido como Japonês da Federal

O agente federal Newton Ishii, preso nesta semana após ser condenado por facilitação de contrabando, instalou uma tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (10) e cumprirá o resto da pena no regime semiaberto.

Ishii, conhecido como "Japonês da Federal" e que se notabilizou por fazer a custódia de presos da Operação Lava Jato, voltou para casa, em Curitiba, nesta manhã. Ele deverá permanecer no local entre 23h e 5h durante a semana, e não poderá sair nos fins de semana.

Como não foi condenado à perda de cargo público, o agente continuará atuando na Polícia Federal no Paraná —mas numa função interna, segundo a instituição.

Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão por facilitar o contrabando enquanto atuava na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. Ele chegou a ser preso por quatro meses em 2003, e respondeu ao processo em liberdade.

Por ser réu primário e não ter cometido crime mediante violência, o policial pode ter sua pena reduzida a oito meses, ou seja, um sexto do tempo total. Nesse caso, como já ficou quatro meses detido, Ishii deve cumprir outros quatro meses no regime semiaberto.

A decisão também estabelece que Ishii não poderá deixar Curitiba sem autorização judicial, e que o regime de cumprimento da pena será revisto em outubro.

Agentes federais manifestaram solidariedade ao japonês, que é considerado um policial eficiente e comprometido. Em nota, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) declarou "total apoio" a Ishii, e diz que há inconsistências na acusação contra ele.

A Folha ligou para os advogados do agente, mas não conseguiu contato.


Endereço da página:

Links no texto: