Folha de S. Paulo


Russomanno defende que Tia Eron vote por cassação de Cunha

Antonio Araujo- 19.ago.15/Câmara dos Deputados
O deputado TV Celso Russomanno (PRB-SP) na Câmara dos Deputados
O deputado Celso Russomanno (PRB-SP) na Câmara dos Deputados

Principal nome do PRB na Câmara, o deputado Celso Russomanno (SP) afirmou nesta quarta-feira (8) que vai conversar com a deputada Tia Eron (PRB-BA) e defendeu que ela vote, no Conselho de Ética, pela cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Como a disputa está apertada, Tia Eron é o voto decisivo no conselho que pode cassar ou absolver Cunha. Na terça (7), ela se ausentou e não apareceu na sessão do conselho que iria votar o processo de cassação do peemedebista. Aliados de Cunha contabilizam seu voto como pela abstenção ou absolvição, o que favoreceria o peemedebista.

"A minha posição é muito clara, eu acho que as provas são contundentes e que, dói na carne porque é um colega, mas tem que ser feito o que tem que ser feito. E é isso que eu estou defendendo junto ao partido", disse à imprensa.

Russomanno afirmou que tentou reunir a bancada para fechar uma posição a respeito, mas que não obteve sucesso.

Disse ainda ter conversado com o presidente da legenda, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Pereira, e que obteve dele a garantia de que Tia Eron teria "liberdade para votar".

Nos bastidores, porém, adversários de Cunha apontam que houve um acordo do governo Michel Temer (PMDB) com o PRB para, em troca do cargo de ministro, absolver o deputado no Conselho de Ética.

Russomanno disse que não está preocupado com um impacto do voto de Tia Eron em sua possível candidatura à Prefeitura de São Paulo.

"O problema é o que foi apurado pelo relator, que por sinal num primeiro momento era uma pessoa que até defendia o Cunha. E ele mesmo disse para mim textualmente que não tem jeito, as provas são contundentes, não tem como fazer o contrário", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: