Folha de S. Paulo


Fala de Temer sobre apoiar Lava Jato 'soa vazia', diz 'NYT' em editorial

Reprodução/The New York Times
Jornal 'The New York Times' trata de corrupção e do governo do presidente interino, Michel Temer
Jornal 'The New York Times' trata de corrupção no Brasil e do governo interino de Michel Temer

O jornal americano "The New York Times", um dos mais importantes do mundo, tratou da corrupção no Brasil e dos primeiros dias de gestão do presidente interino Michel Temer em editorial intitulado "A medalha de ouro em corrupção do Brasil", publicado na edição desta segunda-feira (6).

Ao comentar declarações do mandatário de que o Poder Executivo não iria atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, o jornal afirmou: "Levando em conta os homens com que Temer se rodeou, a fala soa vazia".

O "NYT" avaliou que o interino "exibiu pouco juízo" ao nomear um ministério composto apenas por homens brancos em um país tão diversificado quando o Brasil, acrescentando que muita da indignação em torno do primeiro escalão de governo também se deve ao fato da equipe incluir políticos atingidos pela Lava Jato.

A publicação também citou a queda de Romero Jucá do Ministério do Planejamento. O senador deixou a Esplanada após a Folha divulgar gravações em que ele fala em pacto para deter avanço da Lava Jato.

Para "The New York Times", as gravações de Jucá aparentam dar respaldo à tese de que o real motivo do impeachment seria aproveitar a saída da presidente Dilma Rousseff para atrapalhar as investigações da operação.

O jornal também mencionou a saída de Fabiano Silveira do Ministério da Transparência, a antiga CGU, após a divulgação de áudios em que ele criticava as investigações do escândalo de corrupção na Petrobras.

Segundo o "NTY", o foro privilegiado concedido a parlamentares e ministros "permitiu uma cultura de corrupção e impunidade institucionalizadas".

"Não está claro até que ponto Temer irá para combater a corrupção. Se quiser acabar com a suspeita sobre os motivos para a remoção de Dilma, é o caso de pedir uma lei que dê fim à imunidade para legisladores e ministros", conclui o texto.


Endereço da página:

Links no texto: