Folha de S. Paulo


Ministro escolhe Marco Pellegrini para secretaria de deficientes

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, escolheu neste domingo (5) o metroviário licenciado Marco Pellegrini para assumir a secretaria dos direitos da pessoa com deficiência, estrutura subordinada à pasta.

Militante da área, Pellegrini é tetraplégico e foi secretário-adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O nome conta com o apoio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Com a escolha, o Ministério da Justiça concluiu as indicações para a chefia das secretarias nacionais da pasta. A das mulheres, no entanto, pode ter ainda nesta semana uma troca no comando.

O presidente interino, Michel Temer, decidiu reavaliar a nomeação da ex-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP). O Palácio do Planalto ampliará a pesquisa sobre o histórico público e judicial da presidente do PMDB Mulher antes de dar posse a ela do cargo.

Apontada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma "articulação criminosa", Pelaes foi nomeada na sexta-feira (3), em decisão publicada no Diário Oficial da União.

Segundo relatório da Procuradoria-Geral da República, ela é suspeita de envolvimento no esquema desmantelado pela Operação Voucher, em 2011.

Na época, foi citada no escândalo ligado a uma ONG fantasma que havia celebrado convênio com o Ministério do Turismo dois anos antes.

Temer pretende tomar uma decisão no início desta semana sobre a continuidade ou permanência dela.

Para o lugar de Pelaes, os nomes mais cotados são de Solange Jurema e Nancy Thame, ambas do PSDB, mesmo partido do ministro Alexandre de Moraes (Justiça).


Endereço da página: