Folha de S. Paulo


Temer reavalia nomeação de Pelaes para secretaria de mulheres

Com a repercussão das declarações e suspeita contra a ex-deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP), o presidente interino, Michel Temer, reavalia a indicação da peemedebista para a chefia da secretaria de políticas para as mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça.

O governo federal decidiu ampliar a pesquisa sobre o histórico público e judicial da presidente do PMDB Mulher antes de dar posse a ela do cargo. Nas palavras de um assessor presidencial, com o que foi revelado até o momento, tornou-se "insustentável" a permanência dela no posto.

Como a indicação de Pelaes partiu de uma sugestão da bancada feminina na Câmara dos Deputados, o presidente interino pretende conversar antes com as representantes da frente parlamentar.

O peemedebista pretende tomar uma decisão no início desta semana. Para o lugar da peemedebista, os dois nomes mais cotados pelo presidente interino são de Solange Jurema e Nancy Thame, ambas do PSDB, mesmo partido do ministro Alexandre de Moraes (Justiça).

Evaristo Sa/AFP
Brazil's acting President Michel Temer (R) and National Secretary of Policy for Women Fatima Pelaes are pictured during a meeting with the secretaries of security of Brazilian states, in Brasilia, on May 31, 2016. Temer proposed a 'joint effort' to 'ban' violence against women following two gang rapes of teenage girls including one in Rio de Janeiro supposedly involving 30 men that was filmed and posted online and that has shocked Brazil. / AFP PHOTO / EVARISTO SA ORG XMIT: ESA1169
Fátima Pelaes, secretária de Políticas para as Mulheres, ao lado do presidente interino Michel Temer

Apontada pelo Ministério Público Federal como integrante de uma "articulação criminosa", Pelaes foi nomeada na sexta-feira (3), em decisão publicada no Diário Oficial da União.

Segundo relatório da Procuradoria-Geral da República, ela é suspeita de envolvimento no esquema desmantelado pela Operação Voucher, em 2011. Na época, foi citada no escândalo ligado a uma ONG fantasma que havia celebrado convênio com o Ministério do Turismo dois anos antes.

Questionada pela Folha, Pelaes respondeu, por meio da assessoria: "Eu confio no trabalho da polícia e da Justiça e estou tranquila de que tudo será esclarecido".

Além disso, a peemedebista se posicionou contra o aborto em casos de estupro durante as discussões sobre o projeto do Estatuto do Nasciturno, em 2010, durante seu mandato na Câmara dos Deputados, o que gerou polêmica entre entidades feministas.


Endereço da página:

Links no texto: