Folha de S. Paulo


MTST retira acampamento em frente ao prédio da Presidência em SP

Zanone Fraissat/Folhapress
Manifestantes do MTST começam a levantar acampamento apos passar a noite em frente à Presidência em SP
Manifestantes começam a levantar acampamento após passar a noite em frente à Presidência em SP

Os integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) que passaram a noite em frente ao prédio do escritório da Presidência da República, na avenida Paulista, desmontaram o acampamento na manhã desta quinta-feira (2).

O motivo do protesto era o cancelamento da contratação de até 11.250 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, anunciada pela presidente Dilma Rousseff às vésperas de seu afastamento.

O governo do presidente interino, Michel Temer, anunciou recuo nesta quarta (1º) e publicará nos próximos dias uma portaria autorizando a contratação de moradias. Em nota, a assessoria do Ministério das Cidades afirmou que a decisão não decorreu do protesto, mas já estava tomada desde sexta (27).

Os manifestantes já deixaram o local até às 9h, restando apenas alguns para ajudar a desmontar e levar equipamentos de cozinha que estavam sendo usados no acampamento. Os últimos se foram antes das 11h. Após a saída dos integrantes do MTST, um funcionário do prédio passou a limpar o hall, que havia sido ocupado, removendo pichações.

O ato se iniciou por volta das 14h15 de quarta no vão-livre do Masp, na avenida Paulista. Às 16h30, houve confusão com a PM, que soltou diversas bombas de efeito moral, gás de pimenta e correu atrás de manifestantes na Paulista com cassetete. A PM deteve seis pessoas. No local, um policial disse que houve "desobediência".

A confusão começou no canteiro central da avenida, depois que um manifestante disparou um rojão para o alto –diversos fogos de artifício já haviam sido soltos desde o início do ato. Em meio às bombas, uma cabine da PM foi derrubada pelos manifestantes. Por volta das 17h, a confusão já havia acabado.

A manifestação também era contra a ação da Polícia Militar que, no domingo retrasado, retirou os sem-teto das proximidades da casa de Temer, em São Paulo, com uso de água e bombas.


Endereço da página:

Links no texto: