Folha de S. Paulo


Walter Pinheiro deixa Senado para chefiar pasta de Educação da Bahia

Andre Borges - 17.jul.12/Folhapress
O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA), que anunciou deixar o cargo
O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA), que anunciou deixar o cargo

O senador Walter Pinheiro (sem partido-BA) anunciou nesta quarta-feira (1º) que se afastará do Senado para assumir a Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Ele foi convidado para o cargo pelo governador Rui Costa (PT).

Em seu lugar, assumirá o suplente, Roberto Muniz (PP-BA). Apesar de ser do PP, partido que fechou questão pela aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, os deputados da sigla na Bahia acabaram apoiando a permanência da petista no cargo.

Dos quatro deputados do PP baiano, dois votaram contra o afastamento e dois se abstiveram. Muniz ainda não quis manifestar seu posicionamento em relação à votação final do impeachment no Senado. Ele só deverá tomar posse na semana que vem, quando Pinheiro assumirá o cargo de secretário.

Na votação do Senado que selou o afastamento de Dilma, Pinheiro votou contra a sua saída temporária. O senador, no entanto, esclareceu que sua defesa principal é pela realização de novas eleições presidenciais ainda neste ano.

Pinheiro anunciou sua decisão em plenário, que foi lamentada por diversos colegas. "Vou assumir hoje este desafio. Sair daqui agora, confesso que saio com o coração partido. Portanto, o caminho de volta, a tendência natural é terminar o trabalho lá e ainda voltar para concluir o mandato de senador da República. Tempo suficiente até para eu refletir se a eleição de 2018 fará parte do nosso horizonte ou não", disse Pinheiro.

"Senador Walter, Vossa Excelência fará muita falta ao Senado da República. Não apenas pelo convívio pessoal mas também o convívio político. Não é com alegria que faço essa manifestação, porque, se dependesse desse modesto amigo, Vossa Excelência continuaria aqui no Senado", comentou Ricardo Ferraço (PSDB-ES).

Primeiro a se manifestar, o tucano foi seguido em discursos elogiosos por senadores tanto da base aliada quanto da oposição ao governo do presidente interino Michel Temer.

Ao longo de seu mandato, Pinheiro se concentrou em questões relacionadas à telecomunicações e energia. Ele foi o relator do Marco Civil da Internet na Casa.


Endereço da página:

Links no texto: