Folha de S. Paulo


Silveira consulta família e assessores para decidir se deixa ministério

Pedro Ladeira - 12.mai.2016/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 12-05-2016, 17h00: O ministro Fabiano Silveira, de Fiscalização, Transparência e Controle, durante cerimônia de posse dos ministros do governo do presidente interino Michel Temer. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O ministro Fabiano Silveira, de Fiscalização, Transparência e Controle, durante cerimônia de posse

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, tem consultado familiares e assessores para decidir se permanece ou deixa o cargo.

A proposta, sugerida pelo presidente interino Michel Temer, é de que ele anuncie sua posição em uma entrevista à imprensa nesta segunda-feira (30) ou na terça-feira (31), na qual daria explicações sobre a gravação.

Em telefonema, feito na tarde desta segunda-feira, Temer disse ter confiança no ministro e minimizou a gravação divulgada no domingo (29). Ele, contudo, deixou o ministro à vontade para tomar a decisão que julgar melhor.

Segundo a Folha apurou, o ministro ficou preocupado com a reação dos funcionários públicos da pasta, que fizeram protestos nesta segunda-feira pela sua saída e colocaram os cargos à disposição.

A Folha confirmou que dois servidores que ocupam cadeiras de comando em seus estados ameaçam deixar as posições: Adilmar Gregorin, chefe de unidade na Bahia, e Roberto Viégas, que ocupa o mesmo posto em São Paulo.

Nas palavras de um aliado de Temer, sem respaldo dos funcionários da pasta, "dificilmente Silveira conseguirá se manter no cargo", uma vez que sua permanência poderá paralisar as atividades do ministério.

Em gravação, divulgada pela TV Globo, o ministro criticou a Operação Lava Jato e aconselhou investigados quando era conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).


Endereço da página:

Links no texto: