Folha de S. Paulo


Áudios de delator da Lava Jato abalam PMDB, que adota cautela

Renata Mello/Transpetro
Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro e ex-aliado do PMDB
Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro e ex-aliado do PMDB

Assim que soube que tinha sido grampeado por Sérgio Machado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), rememorou onde e como foi a conversa.

Narrou a aliados que recebeu Machado em sua residência oficial, em Brasília, na noite de sexta-feira, 11 de março.

Naquele dia, os jornais noticiavam que promotores de São Paulo haviam pedido a prisão do ex-presidente Lula por suposta ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. A conversa entrou pela madrugada. Na manhã seguinte, sábado (12), Machado voltou à casa de Renan.

Antes, visitara o ex-presidente José Sarney (PMDB). Também gravara o diálogo.

Machado, ex-senador e ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, era homem de confiança da cúpula do PMDB, em especial de Renan. Mas tem tentáculos em outros partidos. No Senado, foi líder do PSDB no governo FHC (1995-2002). Depois, para se manter na Petrobras, se aproximou do PT.

Seu vínculo mais forte, porém, era com os peemedebistas. Por isso, a decisão de gravar conversas com pessoas como Renan, Sarney e Romero Jucá (PMDB-RR) –que perdeu o cargo de ministro do Planejamento após reportagem da Folha revelar o conteúdo do diálogo– foi recebido com um misto de raiva, surpresa e indignação.

Os diálogos com os políticos sugerem articulações para deter as investigações da Lava Jato. Em um deles, Jucá defende que uma "mudança" no governo poderia levar a um pacto para "estancar a sangria" da operação. Em outro, Sarney cita pessoas próximas ao ministro Teori Zavascki, relator do caso no STF, que poderiam servir de contato. "Tem que ser uma coisa confidencial", pontua Renan em uma das discussões.

"Traidor" foi o adjetivo mais ameno para definir Machado numa conversa entre Renan, Sarney e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) após as primeiras gravações, com Jucá como alvo, virem a público, na última segunda (23).

Sarney foi à casa do presidente do Senado para tratar do caso. Já havia a suspeita de que, se Jucá fora gravado, outros poderiam ter sido.

Renan foi avisado de que estava nos áudios entregues por Machado à Lava Jato horas depois, pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG). A Folha havia encaminhado pedidos de esclarecimento ao tucano.

Na sessão do Congresso que aprovou a nova meta fiscal, Aécio se aproximou do presidente do Senado: "Sabe quem também foi gravado pelo Sérgio? Você falou de mim. Me procuraram para comentar". Renan foi até o gabinete.

A raiva de peemedebistas nos bastidores com a decisão de Machado de gravá-los para produzir provas para a Lava Jato não foi transposta para notas oficiais. O tom colérico de reuniões não veio a público para evitar que, melindrado, o ex-aliado fale mais.

A delação de Machado já foi homologada pelo STF. Os peemedebistas ainda não conhecem todo o seu conteúdo. Daí a cautela.

-

CONVERSAS COM SÉRGIO MACHADO

O que peemedebistas disseram nos diálogos gravados pelo ex-presidente da Transpetro

ROMERO JUCÁ, senador e ex-ministro do Planejamento RENAN CALHEIROS, presidente do Senado JOSÉ SARNEY, ex-senador e ex-presidente da República
1) Sobre a Lava Jato "Você [Machado] tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar [...] Tem que ser política, advogado não encontra [...] Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria" "Antes de passar a borracha [no Brasil], precisa fazer três coisas [...] Primeiro, não pode fazer delação premiada [quem está] preso. Primeira coisa" "Esse negócio da Petrobras só os empresários que vão pagar, os políticos? E o governo que fez isso tudo, hein? [...] E com esse [juiz Sergio] Moro perseguindo por besteira"
2) Sobre Dilma Roussef "Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia" "A melhor solução para ela é um acordo. [...] Não com ela. A negociação é botar [Temer], é fazer o parlamentarismo e fazer o plebiscito, se o Supremo permitir, daqui a três anos" "A Odebrecht [...] Vão abrir, vão contar tudo. Vão livrar a cara do Lula. E vão pegar a Dilma. Porque [...] quem tratou diretamente sobre o pagamento do João Santana foi ela"
3) Sobre o STF "Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa p... não vai parar nunca'" "[Os ministros] Não negociam, porque todos estão putos com ela. Aí ela disse: 'Renan, eu recebi aqui o Lewandowski, querendo conversar sobre uma saída para o Brasil [...] Só veio falar de aumento, isso é inacreditável'" "[O ministro aposentado do STJ César Asfor Rocha] Tem total acesso ao Teori [Zavascki, relator da Lava Jato no STF]"; "O [advogado Eduardo] Ferrão é muito amigo do Teori"

Endereço da página:

Links no texto: